PUBLICIDADE

Mundo

Hillary e Trump trocam ataques por conta de explosão em NY

Democrata disse que rival não tem nenhum plano contra terrorismo

19 set 2016 - 20h05
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Montagem / Getty Images

Protagonistas de uma acirrada disputa pela Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump aproveitaram o ataque a bomba do último sábado (17) em Nova York para criticar um ao outro.

Nesta segunda-feira (19), a democrata disse que o republicano não tem nenhum plano para combater o terrorismo e que sua retórica serve de combustível para extremistas. "Eu sou a única candidata nesta disputa que participou de difíceis decisões para eliminar terroristas do campo de batalha", afirmou Hillary, referindo-se ao período em que foi secretária de Estado (2009-2013).

Em seguida, ela acrescentou: "O plano secreto de Trump é não ter um plano". A ex-primeira-dama também atacou os discursos anti-imigração do adversário, que já propôs até proibir a entrada de muçulmanos nos EUA. "Não quero especular, mas sabemos que muito da retórica de Donald Trump foi usado por terroristas para ilustrar uma guerra contra o Islã", disse.

Por sua vez, o magnata declarou que a explosão em Nova York demonstra que as políticas "fracassadas" do presidente Barack Obama e de Hillary não manterão o país "seguro". "Eu tornarei a América segura novamente", escreveu o candidato no Twitter.

A campanha de Trump também acusou a Casa Branca de subestimar a ameaça representada pelo grupo jihadista Estado Islâmico e de permitir que o terrorismo ganhasse força nos Estados Unidos. "Precisamos de outra liderança para combater o terrorismo islâmico radical", salientou o porta-voz do republicano, Jason Miller.

O ataque a bomba em Nova York ocorreu no bairro de Chelsea e deixou 29 pessoas feridas - todas já receberam alta. O único suspeito do crime é Ahmad Khan Rahami, um afegão naturalizado norte-americano que foi preso pelo FBI nesta segunda-feira.

Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade