PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Ex-secretário de Bush chama Trump de "desgraça nacional"

14 set 2016 - 11h14
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Montagem / Getty Images

Secretário de Estado dos EUA entre 2001 e 2005 durante a administração de George W. Bush, Collin Powell afirmou que o candidato republicano à presidência do país, Donald Trump, é uma "desgraça nacional" e um "pária internacional" em e-mails pessoais divulgados na internet por um grupo de hackers.

Powell, general reformado, confirmou nesta quarta-feira à emissora NBC a autenticidade desses e-mails e revelou que os hackers têm muito mais informações do que as já divulgadas até então.

Em uma dessas mensagens, enviada a um ex-assessor no dia 17 de junho, Powell chama Trump de "desgraça nacional" e "pária internacional". Além disso, afirma que o candidato republicano está em um "processo de destruição própria, sem a necessidade que os democratas o ataquem".

Em outro dos e-mails, o ex-secretário de Estado classifica de "racista" a teoria de Trump de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não ter realmente nascido no país.

O conteúdo dos e-mails de Powell, vazado por um grupo chamado "DCLeaks", foi publicado pelo portal Buzzfeed.

Powell foi secretário de Estado de Bush, mas, tanto em 2008 como em 2012, apoiou a candidatura de Obama à Casa Branca. Durante a atual campanha, publicou artigos de opinião contra as políticas anti-imigração propostas por Trump, defendendo que os EUA foram formados por imigrantes.

A candidata democrata à presidência, Hillary Clinton, também não é poupada por Powell nos e-mails vazados. O general reformado critica a ex-primeira-dama e sua campanha por tê-lo envolvido na polêmica do uso de um servidor privado de e-mail por Hillary enquanto exercia o cargo de secretária de Estado.

"Hillary poderia ter encerrado isso há dois anos, limitando-se a contar honestamente o que tinha feito e não vinculando a polêmica a mim", comenta Powell em um dos e-mails.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade