PUBLICIDADE

Mundo

Guatemala interrompe resgate de vítimas de erupções; saldo de mortes chega a 100

7 jun 2018 - 17h01
(atualizado às 20h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A busca por sobreviventes das erupções fatais do Vulcão do Fogo da Guatemala foi suspensa temporariamente nesta quinta-feira devido às condições de risco para as equipes de resgate, e o saldo de mortes do desastre chegou a 100, disseram autoridades.

Pessoal de resgate e moradores procuram cadáveres em área afetada por erupção vulcânica em San Miguel Los Lotes, na Guatemala
07/06/2018
REUTERS/Carlos Jasso
Pessoal de resgate e moradores procuram cadáveres em área afetada por erupção vulcânica em San Miguel Los Lotes, na Guatemala 07/06/2018 REUTERS/Carlos Jasso
Foto: Reuters

Os moradores devem manter distância da área ainda perigosa, disse David de Leon, porta-voz da agência nacional de gerenciamento de desastres Conred.

    O saldo de mortes de uma série de erupções iniciadas no domingo vem aumentando gradualmente e agora está em 100, disse a polícia.

Autoridades admitiram que uma falha de comunicação entre o Conred e os vulcanologistas na Guatemala atrasou as retiradas de pessoas da área circundante.

O procurador-geral da Guatemala informou nesta quinta-feira que abrirá uma investigação sobre se os protocolos foram seguidos para informar a tomada de decisão adequada no tratamento do desastre.

As equipes de resgate têm procurado sobreviventes e vítimas freneticamente na paisagem arrasada pela lava. As erupções violentas espalharam cinza vulcânica sobre cidades próximas e espalharam fluxos piroclásticos por toda a área.

    O governo dos Estados Unidos expressou suas "condolências mais profundas" pelas vítimas nesta quinta-feira e disse estar enviando ajuda de emergência a pedido da Guatemala, inclusive um montante não especificado de recursos financeiros para atender às necessidades de alimento, água e saneamento.

    Os esforços de busca ao redor do vulcão podem ser retomados se as condições no terreno melhorarem, disse a Conred.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade