Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Groenlândia rebate ameaças de Trump: 'Não estamos à venda'

Presidente dos EUA prometeu anexar ilha 'de um jeito ou de outro'

5 mar 2025 - 09h43
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Bourup Egede, rebateu a nova ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse nesta quarta-feira (5) que a maior ilha do mundo não está "à venda".

    A declaração chega no dia seguinte ao discurso do magnata republicano no Congresso americano, quando ele disse que a Groenlândia será anexada pelos EUA "de um jeito ou de outro", deixando aberta a hipótese de uma intervenção militar para tomar o território, hoje pertencente à Dinamarca.

    "Precisamos da Groenlândia para a segurança nacional e até internacional e estamos trabalhando com todos os envolvidos para obtê-la. E acho que vamos pegá-la. De um jeito ou de outro, vamos pegá-la", afirmou Trump.

    Egede, por sua vez, publicou um texto no Facebook em que garante que a Groenlândia "não está à venda e não pode simplesmente ser tomada". "Não somos americanos e não somos dinamarqueses porque somos groenlandeses. O futuro do país será determinado por nós", escreveu.

    Já o ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, descartou a hipótese de os EUA anexarem a Groenlândia. "Não vai acontecer. O caminho da Groenlândia será escolhido pelos groenlandeses", salientou. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade