Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo dos EUA envia mais três navios à costa da Venezuela, diz agência

Donald Trump tem capitaneado um projeto para lidar com ameaças de cartéis de drogas latino-americanos

21 ago 2025 - 14h20
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
EUA enviam três navios à costa da Venezuela para combater cartéis de drogas, enquanto Maduro acusa Trump de usar isso como pretexto para intervenção.
USS IWO JIMA, da Marinha dos EUA, em atividade no mar
USS IWO JIMA, da Marinha dos EUA, em atividade no mar
Foto: US Navy / Divulgação

O Governo dos Estados Unidos ordenou na quarta-feira, 20, o envio de mais três navios anfíbios para a costa da Venezuela como parte de um projeto para lidar com ameaças envolvendo cartéis de drogas latino-americanos. A informação foi confirmada por duas fontes próximas para a agência Reuters.

As fontes, falando sob condição de anonimato, disseram que o USS San Antonio, o USS Iowa Jima e o USS Fort Lauderdale devem chegar ao país neste domingo, 24. Os navios transportam 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, disseram as fontes.

Segundo a agência, o governo Trump designou o Cartel de Sinaloa do México e outras gangues de drogas, bem como o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua, como organizações terroristas globais em fevereiro.

Washington acusa Nicolás Maduro de envolvimento com organizações terroristas latino-americanas com a finalidade de levar drogas e violência aos Estados Unidos. No dia 8 deste mês, inclusive, a recompensa pela captura do líder sul-americano foi aumentada para US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 273 milhões), segundo a ANSA.

"O regime de Maduro não é o governo legítimo da Venezuela. É um cartel de narco-terrorismo. Maduro não é um presidente legítimo. Ele é o chefe fugitivo desse cartel, que foi indiciado nos Estados Unidos por traficar drogas para o país", disse a porta-voz da Casa Branca Karoline Leavitt nesta terça-feira.

Nesta quinta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se pronunciou sobre a movimentação militar norte-americana e afirmou que "o governo de Donald Trump usa operações antidrogas como pretexto para a intervenção e vinculam falsamente a Venezuela ao terrorismo".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade