PUBLICIDADE

Mundo

Gibraltar libera petroleiro do Irã apreendido desde julho

Grace 1 foi retido acusado de tentar levar petróleo para Síria

15 ago 2019 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Corte Suprema de Gibraltar, enclave britânico na Espanha, aprovou a liberação do navio superpetroleiro iraniano Grace 1, retido no último dia 4 de julho pela Marinha do Reino Unido sob a acusação de violar sanções internacionais ao tentar levar petróleo para uma refinaria na Síria.

Gibraltar libera petroleiro do Irã apreendido desde julho
Gibraltar libera petroleiro do Irã apreendido desde julho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    A medida foi tomada nesta quinta-feira (15) apesar da pressão exercida pelos Estados Unidos para que a embarcação continuasse apreendida. Segundo a rede CNN, o advogado Charles Gomez, que esteve presente na audiência, disse que a ordem de sequestro foi revogada porque as autoridades locais estabeleceram que o navio não está mais sujeito às restrições impostas pelas sanções europeias e, portanto, pode ser libertado.

    As restrições, entretanto, são aplicadas apenas a membros do bloco europeu, não sendo extensivas a Teerã. A liberação foi autorizada depois que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou pedidos às autoridades judiciárias de Gibraltar para o Grace 1 não ser liberado, com base em uma "série de alegações". Os detalhes sobre as justificativas da solicitação do governo de Donald Trump não foram revelados. A retenção do superpetroleiro iraniano provocou a deterioração nas relações entre os Estados Unidos e o Irã e também entre o Reino Unido e o governo iraniano, principalmente porque o Irã já apreendeu navios britânicos depois da ação. No último dia 19 de julho, a Guarda Revolucionária iraniana bloqueou o petroleiro de bandeira britânica Stena Impero no Estreito de Ormuz. Na ocasião, o cargueiro, pertencente à empresa Stena Bulk, foi acusado de "desrespeitar leis internacionais sobre a navegação" e foi "conduzido à costa para investigações".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade