PUBLICIDADE

Mundo

Gibraltar decide liberar petroleiro iraniano

15 ago 2019 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

Gibraltar decidiu nesta quinta-feira liberar o petroleiro iraniano Grace 1, retido há seis meses no território britânico pela Marinha Real, abrindo caminho para uma possível troca por um petroleiro de bandeira britânica confiscado pelo Irã no Golfo.

Navio iraniano Grace 1  no Estreito de Gibraltar 15/8/2019 REUTERS/Jon Nazca
Navio iraniano Grace 1 no Estreito de Gibraltar 15/8/2019 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

Os dois petroleiros se tornaram símbolos no impasse entre o Irã e o Ocidente, o destino deles ficou preso nas diferenças diplomáticas entre as grandes potências da UE e os Estados Unidos.

O ministro-chefe de Gibraltar, Fabian Picardo, decidiu suspender a ordem de detenção após garantias formais por escrito de Teerã de que o navio não descarregará seus 2,1 milhões de barris de petróleo na Síria, mas acrescentou que o navio ainda não havia sido liberado.

"Devido às garantias que recebemos, não há mais motivos razoáveis para continuar a detenção legal do Grace 1, a fim de garantir o cumprimento do Regulamento de Sanções da UE", disse Picardo.

A apreensão do Grace 1 desencadeou uma discussão com Teerã, que acusou o Reino Unido de pirataria. Duas semanas depois, em 19 de julho, a Guarda Revolucionária do Irã apreendeu o navio de bandeira britânica Stena Impero no Golfo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade