PUBLICIDADE

Mundo

França registra temperatura mais alta de sua história

Termômetros chegaram em 44,3ºC no sul do país

28 jun 2019 - 10h32
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A França bateu nesta sexta-feira (28) seu recorde de calor, com uma temperatura de 44,3ºC registrada na cidade de Carpentras, no sul do país, por volta de 14h (horário local).

Jatos de água refrescam pedestres nos arredores da Torre Eiffel, em Paris
Jatos de água refrescam pedestres nos arredores da Torre Eiffel, em Paris
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O recorde anterior era de 44,1ºC e havia sido marcado no departamento de Gard, também na França meridional. A Europa enfrenta desde o meio da semana uma das frentes de calor mais intensas das últimas décadas, e o governo francês pediu para a população evitar deslocamentos desnecessários.

As temperaturas extremas já causaram três mortes na Itália e duas na Espanha, dois dos países mais afetados pelo calor. "O mundo não pode mais esperar progressos graduais contra as mudanças climáticas", disse Patricia Espinosa, secretária-executiva da convenção-quadro das Nações Unidas (ONU) sobre o clima.

O Acordo de Paris, assinado em 2015, estabelece em 1,5ºC o limite para o aumento da temperatura média do planeta neste século em relação aos níveis pré-industriais. Mas, para atingir esse objetivo, seria preciso cortar 45% das emissões de gases do efeito estufa até 2030, segundo a ONU.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade