PUBLICIDADE

Mundo

França alerta para possível racionamento de energia

Premiê pediu para empresas prepararem 'planos de moderação'

29 ago 2022 - 13h54
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, alertou nesta segunda-feira (29) que o país deve se preparar para um racionamento de energia elétrica.

A premiê da França, Élisabeth Borne, participa de evento do Medef
A premiê da França, Élisabeth Borne, participa de evento do Medef
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em um evento do Movimento das Empresas da França (Medef), principal federação patronal do país, a premiê pediu que as companhias preparem um "plano de moderação" em setembro.

"Se tivermos de fazer um racionamento, as empresas seriam as primeiras afetadas, então, infelizmente, precisamos nos preparar", disse.

Borne ainda fez um apelo para os franceses reduzirem o consumo de energia elétrica. "Se cada um não fizer sua parte, pode haver interrupções repentinas na distribuição de gás, com graves consequências econômicas e sociais", acrescentou.

Os países da União Europeia correm contra o tempo para reduzir sua dependência em relação ao gás natural da Rússia, que pode interromper o fornecimento ao bloco em função das sanções pela guerra na Ucrânia.

"Devemos nos preparar para uma potencial interrupção total do gás russo", alertou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante um evento na Eslovênia nesta segunda-feira.

Os países da UE também vêm sofrendo com uma das maiores secas das últimas décadas, afetando os níveis de hidrelétricas. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade