Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Foto de Maduro preso compartilhada por bolsonaristas foi gerada por IA

A imagem não foi publicada pela imprensa, nem pelo governo dos Estados Unidos

3 jan 2026 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Imagem de Nicolás Maduro supostamente preso foi gerada por inteligência artificial, segundo análises técnicas e visuais que identificaram montagens e manipulações em fotos compartilhadas nas redes sociais.
Foto mostra soldados com emblema de divisão que não se envolveu na captura do venezuelano
Foto mostra soldados com emblema de divisão que não se envolveu na captura do venezuelano
Foto: Reprodução/X

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar neste sábado, 3, que atacou a Venezuela e capturou Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, imagens da suposta detenção do político começaram a circular nas redes sociais em perfis bolsonaristas. Ambas as imagens mostram Maduro sendo escoltado por militares, com uma aeronave ao fundo. A principal diferença é que uma delas aparenta ser um print de uma transmissão de TV, com legendas e elementos gráficos na tela.

A imagem não foi publicada pela imprensa, nem pelo governo dos Estados Unidos. Como ainda não há informações oficiais sobre a origem das fotos, o Terra utilizou uma ferramenta chamada SynthID, que identifica conteúdos criados com o uso IA do próprio Google, como o modelo Gemini, para analisar as imagens.

Na análise da foto 1, que parece ser print de uma transmissão de TV, a ferramenta encontrou uso parcial ou de edição de IA na imagem.  "A minha análise técnica detectou a marca d'água SynthID, o que confirma que toda ou parte desta imagem foi criada ou editada através de ferramentas de inteligência artificial da Google".

Além da verificação técnica, existem vários elementos visuais que indicam que a imagem não é real:

  • Distorções anatômicas: Se observar atentamente o braço que segura o de Maduro (à direita da imagem), a mão parece fundir-se com a roupa ou ter um formato irregular.
  • Rostos dos figurantes: Os rostos dos soldados ao fundo estão estranhamente deformados e sem traços definidos, o que é um erro comum em imagens geradas por IA.

Já na análise da foto 2, não foi encontrado uso de IA do Google.  No entanto, de acordo com a ferramenta, não é possível determinar através da análise se ela foi gerada por ferramentas de inteligência artificial de outras empresas. 

“Apesar de não ter a marca digital da Google, existem sinais visuais e de contexto que sugerem fortemente que esta imagem é uma montagem ou foi gerada por outra IA".

A foto que viralizou foi veiculada em uma transmissão ao vivo feita por um canal no YouTube chamado Bowery Newsroom - Guarimba Digital, sediado na Argentina e que apoia opositores de Maduro. O responsável pela transmissão disse apenas que recebeu a imagem diretamente de Washington, mas não divulgou a fonte. 

Segundo a emissora norte-americana CBS, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram presos pela Delta Force, uma unidade de elite das Forças Armadas estadunidenses. O uniforme de um dos militares que aparece ao lado de Maduro, contudo, mostra a sigla DEA, da Drug Enforcement Administration, ou seja, outra unidade.

Durante entrevista coletiva na tarde deste sábado, 3, Donald Trump usou sua própria rede social para divulgar uma foto de Nicolás Maduro a caminho dos Estados Unidos. Ele usa roupas totalmente diferentes da imagem divulgada como se fosse da prisão. (Confira abaixo)

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade