Fim de semana na Itália será marcado por nevascas recordes
Chuvas e fortes ventos vão atingir diversas cidades do país
O primeiro fim de semana de março será marcado por fortes ventos, frio e neve em várias partes da Itália, informou neste sábado (2) o portal iLMeteo.it.
De acordo com o meteorologista Mattia Gussoni, serão registradas nevascas recordes, de até 150 centímetros em 24 horas, em "uma das nevascas mais fortes dos últimos 10-20 anos em algumas áreas do norte do Piemonte e do leste do Vale de Aosta".
As chuvas também são esperadas devido a uma área de baixa pressão que está sendo formada do Oceano Atlântico para o Golfo da Ligúria e gera más condições climáticas, com precipitação também na próxima semana, especialmente no centro-norte da Itália.
"É um fluxo de ar instável proveniente do Atlântico Norte, entrando pela França, o que provocará uma área de baixa pressão no Mar da Ligúria", acrescenta.
Este fenômeno é conhecido como "Depressão da Ligúria", ou "Baixa de Gênova", relacionado ao fluxo instável do Atlântico.
Esta zona de depressão irá gerar correntes muito húmidas em direção aos Alpes do Piemonte e ao Vale de Aosta, com nevascas que, segundo o meteorologista, poderão atingir cerca de 150 centímetros em 24 horas, além dos 1.200-1.300 metros de altitude.
A expectativa é de que o mau tempo também atinja a Toscana e a Sardenha a partir da tarde deste domingo (3). .