Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FDA abre caminho para registro de vacina da Moderna nos EUA

Imunizante pode ganhar aprovação ainda nesta semana

15 dez 2020 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (15) que a vacina anti-Covid do laboratório americano Moderna é segura e tem 94,1% de eficácia na prevenção da doença.

Sede do laboratório Moderna, em Norwood, Massachusetts
Sede do laboratório Moderna, em Norwood, Massachusetts
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O percentual é o mesmo dos resultados preliminares da terceira fase de estudos clínicos divulgados pela empresa no fim de novembro. Segundo a FDA, não há "nenhum problema de segurança específico" no imunizante.

Isso abre caminho para o registro da vacina para uso emergencial nos EUA, o que está previsto para acontecer na próxima quinta-feira (17), data da reunião da agência de medicamentos para decidir sobre a questão.

Assim como a vacina da Biontech/Pfizer, que começou a ser aplicada nos Estados Unidos na última segunda (14), o imunizante da Moderna usa a inovadora tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), uma sequência genética sintética que codifica a proteína spike, espécie de "casca" utilizada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para atacar as células humanas.

Ao entrar no organismo, esse mRNA instrui as células a produzirem a proteína, que será reconhecida como agente invasor pelo sistema imunológico e combatida com anticorpos que, mais tarde, servirão para enfrentar uma eventual infecção pelo novo coronavírus.

A vacina da Moderna precisa ser conservada em -20ºC, enquanto a da Biontech/Pfizer necessita de -70ºC.  

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade