PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

FBI descobre plano terrorista para raptar governadora do Michigan

Gretchen Whitmer estava na mira de radicais de extrema direita

9 out 2020 - 11h35
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O FBI, polícia federal dos Estados Unidos, prendeu seis homens acusados de planejar o sequestro da governadora do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer.

Gretchen Whitmer está na mira de milícias terroristas de extrema direita
Gretchen Whitmer está na mira de milícias terroristas de extrema direita
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O plano foi desbaratado pouco antes de quatro dos seis suspeitos se encontrarem para pagar o explosivo e trocar "aparatos técnicos". Segundo a investigação, o plano previa o envolvimento de 200 pessoas e até um processo contra Whitmer por "traição".

O objetivo final seria desencadear uma "guerra civil" nos Estados Unidos. Os seis homens são acusados de terrorismo, formação de quadrilha e tentativa de conspiração e são ligados a movimentos de extrema direita. Outros sete indivíduos foram denunciados pelo Ministério Público do Michigan e estão sob custódia do estado.

Whitmer chegou a ser cotada como candidata a vice-presidente na chapa de Joe Biden e acabou na mira do mandatário Donald Trump, especialmente quando assinou um decreto com severas restrições para conter a pandemia de coronavírus.

"Libertem o Michigan!", escreveu o presidente no Twitter em 17 de abril. No mês seguinte, uma milícia armada chegou a invadir a assembleia legislativa estadual para protestar contra a governadora.

"A cada vez que a Casa Branca de Donald Trump me ataca, cresce a retórica violenta online contra mim", disse Whitmer nesta quinta. "O plano frustrado levou essa ameaça a um nível completamente novo", acrescentou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade