PUBLICIDADE

Mundo

FAB deixa dois cargueiros para tirar brasileiros da Ucrânia

Todas as unidades russas na Ucrânia receberam ordem de retomar a ofensiva sobre o país a partir de todas as direções após pausa na sexta

26 fev 2022 - 14h37
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

A Força Aérea anunciou neste sábado, 26, que tem dois aviões cargueiros KC-390 "de prontidão" para retirar brasileiros da Ucrânia. O governo federal, porém, ainda não se manifestou quando os aviões poderão ser enviados para o país, que voltou a sofrer operações da Rússia em seu território.

"A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia", afirmou a FAB em curto comunicado em uma rede social.

O governo brasileiro pediu a cerca de 500 brasileiros na Ucrânia que mantivessem contato com a embaixada. Na sexta-feira, a embaixada do Brasil em Kiev emitiu aviso a brasileiros e latino-americanos sobre a saída de um trem da estação da cidade com direção à fronteira com a Romênia.

A embaixada alertou que os que optassem pelo transporte poderiam correr riscos de longas filas de imigração, falta de hospedagem e transporte na fronteira e que não teria condições de prestar ajudar para o trajeto até a fronteira com a Romênia. Os esforços, segundo a embaixada, foram coordenados com a embaixada brasileira na Romênia em Bucareste. 

Neste sábado, todas as unidades russas na Ucrânia receberam ordem de retomar a ofensiva sobre o país a partir de todas as direções após uma pausa na sexta-feira, 25, segundo informou a agência de notícias RIA, que citou o Ministério da Defesa da Rússia. Um bombardeio russo matou 19 civis e feriu mais 73 na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, informou a agência de notícias Interfax, citando a administração regional.

Resistência da Ucrânia mata mais de mil soldados russos:

Jogadores fora

Três jogadores brasileiros que jogam no SK Dnipro-1, da Premier League da Ucrânia, fugiram do país e cruzaram a fronteira para a Romênia, disseram eles nas redes sociais neste sábado. Gabriel Busanello, Bill e Felipe Pires publicaram mensagens informando à família e aos fãs que eles estavam seguros.

"Conseguimos, depois de dois dias de muito terror e tensão, conseguimos sair... e estamos a caminho de casa", disse Bill no Instagram em um vídeo gravado no lado romeno da fronteira. "Conseguimos, agora estamos bem."

O lateral-esquerdo de 22 anos que chegou ao clube vindo do Flamengo no mês passado disse que pegou um ônibus até a fronteira com a Romênia e cruzou a pé.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade