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EXCLUSIVO-UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços

5 dez 2025 - 13h31
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O G7 e a União Europeia estão em negociações para substituir o limite de preço das exportações de petróleo da Rússia por uma proibição total dos serviços marítimos, em uma tentativa de reduzir a receita do petróleo que ajuda a financiar a guerra da Rússia na Ucrânia, disseram seis fontes familiarizadas com o assunto.

A Rússia exporta mais de um terço de seu petróleo em navios-tanque ocidentais -- principalmente para a Índia e a China -- com o uso de serviços de navegação ocidentais. A proibição acabaria com esse comércio, que é feito principalmente por meio das frotas dos países marítimos da UE, incluindo Grécia, Chipre e Malta.

Os outros dois terços do petróleo russo exportado são transportados por uma frota de centenas de navios-tanque que operam fora do escrutínio e dos padrões marítimos ocidentais, conhecida como frota sombra. A Rússia precisaria expandir essa frota se o G7 e a UE impusessem a proibição dos serviços marítimos.

PROIBIÇÃO PODE ESTAR NO PRÓXIMO PACOTE DE SANÇÕES

A proibição poderia fazer parte do próximo pacote de sanções da UE contra a Rússia, programado para o início de 2026, disseram três das seis fontes à Reuters. A UE de 27 países gostaria de aprovar a proibição juntamente com um acordo mais amplo do G7 antes de propor a proibição no pacote, disseram duas das seis fontes.

As fontes não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

Autoridades britânicas e norte-americanas estão promovendo a ideia em reuniões técnicas do G7, disseram as fontes. Qualquer decisão final dos EUA dependerá das táticas de pressão que o governo do presidente Donald Trump escolher em meio às negociações de paz em andamento que está intermediando entre a Ucrânia e a Rússia, disseram quatro fontes.

Embora o G7 e a UE tenham cortado quase totalmente as importações de petróleo russo desde 2022, a nova medida marcaria o mais próximo que eles já chegaram de uma proibição total de lidar com petróleo bruto e combustível russo, não apenas no nível das importações, mas também no transporte e nos serviços marítimos.

O Departamento de Estado dos EUA, a Casa Branca, o Ministério da Marinha do Chipre, a Comissão Europeia, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e o Ministério das Relações Exteriores do Canadá não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. As autoridades do governo grego não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

O G7 impôs um teto de preço para o petróleo russo em 2022, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia para conter a renda do Kremlin, permitindo que países terceiros comprassem petróleo russo usando serviços ocidentais -- mas apenas se os compradores pagassem à Rússia menos do que o teto de preço.

EVITANDO O LIMITE DE PREÇOS

Para evitar o teto, a Rússia redirecionou grande parte de seu petróleo para a Ásia em seus próprios navios, muitos dos quais já foram sancionados pelo Ocidente. Esses navios são antigos, sua propriedade é obscura e eles navegam sem cobertura de seguro ocidental.

O governo do ex-presidente dos EUA Joe Biden argumentou que, se a Rússia gastasse mais dinheiro em navios-tanque, teria menos dinheiro para travar uma guerra na Ucrânia.

O governo Trump tem sido mais cético em relação ao limite de preço e se recusou a apoiar o Reino Unido, a UE e o Canadá quando concordaram em reduzir o limite do petróleo bruto de US$60 por barril para US$47,6 por barril em setembro de 2025.

A Rússia exportou 44% de seu petróleo em navios-tanque da frota sombra sancionada em outubro, de acordo com análise do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo, independente, com sede na Finlândia.

Cerca de 18% do petróleo foi transportado em navios-tanque da frota sombra não sancionada, enquanto os navios-tanque com vínculos com os países do G7, a UE e a Austrália transportaram 38% do petróleo russo.

A frota total que trabalha com petróleo sancionado da Rússia, do Irã e da Venezuela abrange 1.423 navios-tanque, dos quais 921 estão sujeitos a sanções dos EUA, do Reino Unido ou da UE, de acordo com o especialista em dados marítimos Lloyd's List Intelligence.

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