PUBLICIDADE

Mundo

EXCLUSIVO-Programa liderado pela OMS quer comprimidos contra Covid-19 por US$10, diz documento

19 out 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um programa liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir que países mais pobres tenham acesso a vacinas, exames e tratamentos contra Covid-19 quer obter antivirais para pacientes com sintomas suaves por não mais que 10 dólares por tratamento, disse um esboço de documento visto pela Reuters.

Logo da OMS do lado de fora da sede da entidade em Genebra
06/04/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Logo da OMS do lado de fora da sede da entidade em Genebra 06/04/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

O comprimido experimental molnupiravir da MSD provavelmente será um dos remédios, e outros para tratar pacientes com casos amenos estão sendo desenvolvidos.

O documento, que delineia os objetivos do Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19 (ACT-A) até setembro do ano que vem, diz que o programa quer entregar até cerca de 1 bilhão de exames de Covid-19 a nações mais pobres e obter medicamentos para tratar até 120 milhões de pacientes em todo o globo entre os cerca de 200 milhões de casos novos que prevê para os próximos 12 meses.

Os planos sublinham como a OMS quer reforçar os suprimentos de remédios e exames por um preço relativamente baixo depois de perder a corrida da vacina para nações ricas que ficaram com uma grande parcela dos suprimentos mundiais, deixando os países mais pobres com poucas doses.

Um porta-voz do ACT-A disse que o documento datado de 13 de outubro ainda é um esboço e não quis comentar seu conteúdo antes de ele ser finalizado. O documento também será enviado a líderes globais antes de uma cúpula do G20 em Roma no final deste mês.

O ACT-A pede ao G20 e outros doadores um financiamento adicional de 22,8 bilhões de dólares até setembro de 2022, que será necessário para comprar e distribuir vacinas, remédios e exames a nações mais pobres e diminuir as grande disparidades de suprimento entre países abastados e menos avançados. Até agora, os doadores prometeram 18,5 bilhões de dólares ao programa.

Os pedidos financeiros se baseiam em estimativas detalhadas sobre os preços dos remédios, tratamentos e exames, que representarão as maiores despesas do programa, assim como o custo de distribuição das vacinas.

Embora ele não cite explicitamente o molnupiravir, o documento do ACT-A espera pagar 10 dólares por tratamento de "novos antivirais orais para pacientes de casos suaves/moderados".

Outros comprimidos para tratar tais pacientes estão sendo desenvolvidos, mas o molnupiravir é o único que já mostrou resultados positivos em testes de estágio avançado. O ACT-A está conversando com a MSD e com produtores de genéricos para comprar o medicamento.

O preço é muito baixo quando comparado com os 700 dólares por tratamento que os Estados Unidos concordaram em pagar por 1,7 milhão de tratamentos, mas um estudo da Universidade Harvard estimou que o molnupiravir poderia custar cerca de 20 dólares se produzido por fabricantes de genéricos e possivelmente chegar a 7,7 dólares em regime de produção otimizada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade