Ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica morre aos 89 anos
Político enfrentava problemas de saúde há anos
O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica (2010-2015), diagnosticado com câncer de esôfago em abril do ano passado, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos.
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o ícone da esquerda latino-americana, além do câncer, também sofria de uma doença imunológica há mais de 20 anos nunca revelada.
A informação foi anunciada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, apadrinhado de Mujica, em uma publicação nas redes sociais.
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu ele.
Nascido José Alberto Mujica Cordano, em Montevidéu, em 20 de maio de 1935, o político tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros, nos anos 1960.
Mujica é uma referência mundial em políticas de esquerda e seu período no poder do Uruguai foi marcado pela descriminalização do aborto e a legalização do casamento LGBT. Ele também ficou conhecido por sua postura e a vida simples.
Em atualização...