PUBLICIDADE

Mundo

Ex-iate milionário de Saddam Hussein virou sucata abandonada no Iraque

Espaço é frequentado por turistas que desejam tirar fotos entre os destroços

11 abr 2024 - 09h51
Compartilhar
Exibir comentários
Al Mansur, Iate de luxo de Saddam Hussein abandonado no Iraque
Al Mansur, Iate de luxo de Saddam Hussein abandonado no Iraque
Foto: PA Images via Reuters Connect

Naufragado em um rio no sul do Iraque, o que antes era um luxuoso iate pertencente a Saddam Hussein agora virou um monte de sucata abandonada. O local não atrai muitos visitantes, mas os poucos que se aventuram pela região de Bassora --a terceira maior cidade do Iraque-- se surpreendem ao encontrar a imensa embarcação corroída pelo tempo.

O iate se transformou em um marcante lembrete de seu regime autoritário. Desde a morte de Saddam Hussein, há 17 anos, o "al-Mansur", com seus 121 metros (396 pés), permanece esquecido.

Agora, o local é ponto de interesse de turistas e pescadores que se aventuram a bordo para capturar imagens entre os escombros e trocar histórias.

Em uma entrevista concedida à CNN, o pescador local Hussein Sabahi compartilhou suas razões para frequentar o iate abandonado. "Quando pertencia ao ex-presidente, era impossível se aproximar dele", revelou.

Embora exista um apelo entre alguns iraquianos pela conservação dos destroços, os governos que sucederam não alocaram recursos para tal fim. "Este iate é como um tesouro, uma obra-prima rara que se mantém em casa", expressou Zahi Moussa, um capitão da marinha que atua no ministério dos transportes do Iraque.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade