PUBLICIDADE

Europa

Vaticano investiga suposto abusador que virou padre

18 nov 2017 - 14h48
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O Vaticano informou neste sábado que iniciou uma investigação sobre um ex-coroinha ter virado padre apesar de alegações de que teria repetidamente forçado um colega de quarto a ter relações sexuais com ele quando era adolescente.

As alegações relativas ao Instituto St. Pius X, conhecido como pré-seminário, foram feitas recentemente em um livro e em reportagens exibidas na televisão italiana.

O pré-seminário é uma residência dentro do Vaticano para coroinhas que participam das missas na Basílica de São Pedro, geralmente conduzidas por sacerdotes, bispos e cardeais. Às vezes, eles também participam de liturgias papais.

Os meninos vão a escolas italianas enquanto vivem no Vaticano, uma cidade-estado soberana cercada por Roma.

As reportagens apontaram que apesar das queixas aos superiores contra o adolescente, ele foi aceito no que é conhecido como um grande seminário ao se tornar adulto. Mais tarde, foi ordenado sacerdote e agora serve em uma paróquia no norte da Itália.

O comunicado afirmou que uma investigação inicial em 2013 havia resultado em "nenhuma confirmação adequada".

Uma nova investigação foi aberta na sequência das reportagens a fim de tentar lançar "luz sobre o que realmente aconteceu", acrescentou o comunicado.

Veja também:

Os detalhes da Capela Sistina que não podem ser vistos a olho nu:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade