PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia pede que EUA e Grã-Bretanha garantam sua soberania

28 fev 2014 - 06h34
(atualizado às 06h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento ucraniano votou nesta sexta-feira uma resolução que pede que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha garantam sua soberania depois que homens armados tomaram o controle, durante a noite, de dois aeroportos da Crimeia.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia se apresentaram como fiadores da independência da Ucrânia no Memorando de Budapeste, assinado em 1994, em troca de que o país renunciasse às armas nucleares após a queda da União Soviética, da qual formava parte.

O texto pede que os países fiadores "confirmem seus compromissos" com a Ucrânia e iniciem "consultas imediatas com ela para diminuir a tensão".

O conselho de segurança nacional e de defesa foi convocado para abordar a situação da Crimeia, anunciou o presidente interino, Olexander Turchinov, no Parlamento. Segundo ele, os homens armados que ocupam desde quinta-feira o governo e o Parlamento da Crimeia em Simferopol são "terroristas armados que agem sob bandeira russa".

Nesta sexta, o ministro do Interior interino da Ucrânia, Arsen Avakiv, acusou as forças russas de "invasão armada e ocupação", depois que homens armados tomaram o controle de dois aeroportos da Crimeia, um deles militar.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade