PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: documentos revelam “segredos” de ex-presidente

Jornalistas e ativistas ucranianos pró-ocidentais encontraram documentos jogados em um lago que revelam informações secretas do ex-presidente deposto, Victor Yanukovych

2 mar 2014 - 13h37
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Um dos jornalistas envolvidos na descoberta mostra documentos em sauna
Um dos jornalistas envolvidos na descoberta mostra documentos em sauna
Foto: Instagram / Reprodução

Jornalistas e ativistas da Ucrânia (pró-ocidentais) encontraram documentos mergulhados em um lago próximo à mansão do ex-presidente Victor Yanukovych, que revelam informações financeiras do governo ucraniano e uma “lista negra”, segundo informações da ONG Global Voice publicadas em jornais de língua inlgesa na Ucrânia.

O ex-presidente deixou o país na sexta-feira, 22, após meses de protestos contra seu governo, abandonando o cargo e a mansão onde morava, que foi aberta a visitação já no dia seguinte.

Também foi criada uma conta no Facebook de compartilhamento de informações reveladas nos documentos
Também foi criada uma conta no Facebook de compartilhamento de informações reveladas nos documentos
Foto: Reprodução
Os jornalistas envolvidos na descoberta criaram um site chamado YanukovitchLeaks e uma conta no Facebook com mesmo nome, onde têm compartilhado, aos poucos, as informações dos documentos, além de fotos das páginas escaneadas.

Para conseguir recuperar os documentos que estavam jogados em um lago, eles tiveram que colocar os papeis em saunas, além de usar de outras técnicas de preservação de documentos, depois de descobrirem o “tesouro” que tinham em mãos. Um dos jornalistas postou em sua conta do Instagram uma foto em que mostra os documentos na sauna.  

No site, os jornalistas convidam outros profissionais a participarem do projeto e compartilharem as informações secretas do ex-presidente.

Um grupo de jornalistas dos jornais de língua Inglês ucranianos Kyiv Post, Ukrainska Pravda e vários outros meios de comunicação decidiram cooperar na documentação, preservação e catalogação de tudo - e relatar mais tarde.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade