Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Tribunal francês afirma que grampo em telefone de Sarkozy foi legal

7 mai 2015 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

Magistrados franceses afirmaram nesta quinta-feira que as autoridades agiram legalmente ao grampear o telefone do ex-presidente Nicolas Sarkozy durante a investigação de alegações de tráfico de influência, um golpe em potencial às suas aspirações de concorrer em 2017 ao cargo que já ocupou.

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy em Paris. 8/4/2015
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy em Paris. 8/4/2015
Foto: Benoit Tessier / Reuters

Os aliados de Sarkozy estavam crentes de que a corte iria declarar que as escutas são inadmissíveis, abrindo caminho para que ele busque a indicação para ser o candidato dos conservadores na próxima eleição presidencial sem a questão judicial o ameaçando.

    Mas os magistrados aprovaram a medida como parte do inquérito sobre o financiamento da campanha presidencial bem-sucedida de Sarkozy em 2007. No ano passado, Sarkozy comparou as escutas à vigilância em massa da Stasi, a polícia secreta da antiga Alemanha Oriental. Ele negou qualquer má conduta.

    Seus advogados disseram que irão apelar da decisão, mas isso não irá deter a retomada da investigação das acusações de corrupção e tráfico de influência, disse uma fonte judicial.

    A notícia chegou meras três semanas antes de um congresso partidário crucial e dois dias depois de a liderança da União por um Movimento Popular (UMP), a legenda de Sarkozy, escolher um novo nome – “Os Republicanos”.

    O próprio Sarkozy não reagiu ao veredicto do tribunal, mas assessores declararam que ele está “inabalável e determinado”.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade