PUBLICIDADE

Europa

Rússia quer usar renas para patrulhar Sibéria

Os animais são mais confiáveis que as motoneves e podem facilitar o transporte de criminosos às delegacias

19 nov 2014 - 17h11
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As renas já são usadas para patrulhar florestas na Finlândia</p>
As renas já são usadas para patrulhar florestas na Finlândia
Foto: Getty Images

A Rússia planeja usar renas para patrulhar áreas desertas e distantes da Sibéria, onde a temperatura permanece abaixo de zero grau em boa parte do ano.

A medida seria implantada na região Yamalo-Nenets, no noroeste da Sibéria, como forma de ajudar a polícia a manter a segurança do local, informou o diário Izvestia.

O bioma tundra predomina na área e o solo é quase sempre congelado. Ali os policiais normalmente se locomovem por motoneve, mas as renas - como montaria - podem ser uma opção mais confiável, dizem autoridades.

"É claro que temos motoneves ao nosso dispor, mas sabemos que uma máquina é uma máquina", afirmou ao jornal uma funcionária do Ministério do Interior na região. "Uma motoneve pode quebrar ou ficar presa à tundra. A rena não tem esses problemas", acrescentou.

Segundo o Izvestia, a polícia às vezes tem dificuldade em localizar suspeitos que escapam pelo bioma usando suas próprias renas de criação. Além disso, uma vez presos, o animal facilitaria o transporte dos criminosos às delegacias.

O Ministério de Defesa da Rússia já conta com 150 burros e mulas para brigadas de montanha especiais. O governo tem legislação pronta que incluiria as renas nesse tipo de atividade.

Segundo o site de notícias Russia Today, a Finlândia já usa esses animais para patrulhar florestas na região da Lapônia, na fronteira entre os dois países.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade