PUBLICIDADE

Europa

Rússia diz que vai retaliar se EUA adotarem sanções

Alexander Lukashevich disse em comunicado que a Rússia "terá de responder" caso os EUA adotem sanções, mas não revelou nenhuma medida possível

4 mar 2014 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um homem armado, tido como um militar russo, em um ve&iacute;culo blindado de transporte de pessoal (VBTP) perto de uma unidade militar da Ucr&acirc;nia em Perevalnoye</p>
Um homem armado, tido como um militar russo, em um veículo blindado de transporte de pessoal (VBTP) perto de uma unidade militar da Ucrânia em Perevalnoye
Foto: Reuters

A Rússia afirmou nesta terça-feira que vai retaliar se os Estados Unidos adotarem sanções devido às ações de Moscou na Ucrânia.

"Teremos que responder. Como sempre em tal situação, provocada por ações apressadas e irresponsáveis de Washington, destacamos: essa não é nossa escolha", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Alexander Lukashevich, em comunicado.

"Explicamos frequentemente aos norte-americanos (...) porque sanções unilaterais não se encaixam nos padrões de relações civilizadas entre Estados", disse o porta-voz.

Lukashevich não descreveu nenhuma medida que Moscou possa impor em retaliação, mas disse que a resposta russa não vai necessariamente refletir as sanções norte-americanas.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA está consultando a administração do governo americano sobre possíveis medidas, incluindo proibições de vistos e congelamento de ativos de pessoas, suspensão da cooperação militar e sanções econômicas.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que está em Kiev, disse nesta terça-feira que condena o "ato de agressão" da Rússia na Ucrânia e disse que Moscou, que tomou o controle da região da Crimeia, está buscando um pretexto para invadir mais o país.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade