PUBLICIDADE

Papa Francisco

Ritual do anúncio da escolha do novo papa

13 mar 2013 - 15h31
(atualizado às 21h13)
Compartilhar

A fumaça branca que saiu da chaminé instalada na Capela Sistina do Vaticano anunciou que a Igreja Católica tem um novo papa.

A partir desse momento, começa um ritual que culminará com a bênção urbi et orbi que o sucessor de Bento XVI dará à cidade de Roma e a todo o mundo.

A fumaça branca expelida pela chaminé instalada na capela Sistina era o sinal aguardado pelos milhares de fiéis desde o começo do conclave, ontem.

Imediatamente após a escolha canônica, o último dos cardeais diáconos, o americano James Harvey, chama à Capela Sistina o Secretário do Colégio Cardinalício, o Mestre de Celebrações Litúrgicas e dois ceremonialistas.

Dado que o cardeal decano, Angelo Sodano, e o vice-decano, Roger Etchegaray, não participam do conclave por terem mais de 80 anos, o encarregado de perguntar ao eleito se aceita ser papa ou não foi o cardeal italiano Giovanni Battista Re, que presidiu a assembleia.

O cardeal Re, em nome de todos os eleitores, pede o consenso do eleito com a seguinte frase: "Acceptasne electionem de te canonize factam in summum pontificem?" (Aceita sua escolha canônica como sumo pontífice?).

Uma vez dada a resposta afirmativa, lhe pergunta: "Quo nomine vis vocari?" ("Com qual nome quer ser chamado?"). O sumo pontífice responde: "Vocabor..." (Me chamarei...)

Após aceitar ser o 266º sucessor do apóstolo Pedro, o cardeal eleito irá ao pequeno quarto existente à esquerda do altar maior da Sistina, sob o "Juízo Final" de Miquelângelo.

Nessa sacristia, conhecida como a "sala das lágrimas" derramadas ao longo da história pelos papas recém escolhidos, o escolhido meditará sozinho e vestirá uma das três batinas brancas que encontrará preparadas.

Já vestido de branco, o novo pontífice voltará à Capela Sistina, onde será recebido com aplauso pelos cardeais, que um por um se aproximarão para lhe apresentar sua obediência.

Depois, o primeiro cardeal dos diáconos (o Protodiácono), nesta ocasião o francês Jean-Louis Tauran, anunciará ao povo a escolha do novo pontífice com estas palavras: "Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam: Eminentíssimun ac Reverendíssimum Dóminum, Dóminum ... sanctae romanae ecclesiae cardinalem ... qui sibi nomen imposuit ..." ("Os anúncio uma grande alegria; Temos papa: o eminentíssimo e reverendíssimo o senhor ... o nome Cardeal da Santa Igreja Romana, que adotou como nome ...".

O novo papa pronunciará suas primeiras palavras aos fiéis e dará a bênção Urbi et Orbi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade