PUBLICIDADE

Papa Francisco

'Quem sou eu para julgar', diz Papa sobre gays

29 jul 2013 - 08h31
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Papa deu a entrevista dentro do avião, em sua viagem de volta para Roma</p>
O Papa deu a entrevista dentro do avião, em sua viagem de volta para Roma
Foto: AFP

O papa Francisco condenou nesta segunda-feira o chamado "lobby gay" do Vaticano durante uma coletiva de imprensa improvisada realizada a bordo do avião que o conduzia do Brasil à Itália, na qual ressaltou que não pretende "julgar" os homossexuais.

"Em um lobby nem todos são bons, mas se uma pessoa é gay, procura ao Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la. O Catecismo da Igreja Católica explica e diz que não se deve marginalizar essas pessoas e que elas devem ser integradas à sociedade", afirmou o pontífice.

O Papa ainda se manifestou a favor de um maior papel das mulheres dentro da Igreja, mas rejeitou categoricamente sua ordenação como sacerdotisas. "Não se pode imaginar uma Igreja sem mulheres ativas", disse o Papa, depois de lembrar que a entidade já se pronunciou contra esta opção: "Esta porta está fechada", reconheceu.

O papa desembarcou em Roma nesta segunda-feira de manhã após uma viagem de uma semana ao Brasil para presidir as celebrações da Jornada Mundial da Juventude. A missa de encerramento, no domingo de manhã, reuniu mais de 3 milhões de pessoas na praia de Copacabana, segundo a prefeitura.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

IFramevc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Com informações das agências EFE e Reuters

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade