Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Fiéis se despedem de Bento XVI e esperam papa mais preparado

9 fev 2013 - 16h10
(atualizado em 9/9/2013 às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Igreja Católica já não tem mais liderança. A partir de hoje e até o dia em que um novo papa seja eleito, os seguidores da maior religião do planeta viverão em clima de expectativa. 

O agora Papa emérito Bento XVI deixou o cargo nesta quinta-feira, após despedir-se dos fiéis que lotaram a pequena Piazza della Libertà, na cidade de Castel Gandolfo, a cerca de 25 quilômetros ao sul de Roma.

Bento XVI se retira da sacada de Castel Gandolfo após seu último pronunciamento como papa
Bento XVI se retira da sacada de Castel Gandolfo após seu último pronunciamento como papa
Foto: Reuters

A reportagem do Terra ouviu diversos fiéis que vieram a Castel Gandolfo para ver pela última vez o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos. Todos foram unânimes em dizer que Bento XVI foi um grande pontífice, mas que está na hora de um pontífice mais jovem e preparado ser eleito, para poder lidar com os atuais problemas que assolam a Igreja Católica.

Mais dinamismo

“Quero que a Igreja diga o que pensa das coisas, uma Igreja mais dinâmica”, diz o seminarista gaúcho Rafael dos Santos, que está há sete meses estudando em Roma e veio a Castel Gandolfo só para ver a despedida do Papa. 

O jovem de 22 anos também quer ver mais decisões do Conselho Vaticano II serem finalmente adotadas. Rafael não fala de burocracia, mas admite que a estrutura da Igreja é grande demais e as decisões tomadas pela Cúria levam tempo para serem colocadas em prática.

“Gostaria de ver um papa carismático, mais voltado aos jovens, como foi João Paulo II”, diz Lilian Nunes, alagoana que chegou ontem a Roma e veio ver o Pontífice pela primeira e última vez.  

“O próximo papa deve ter mais vigor, disposição e saúde. Um papa jovem seria melhor”,  acredita a alagoana, que está na Itália para um encontro internacional de casais católicos e viajou a Castel Gandolfo só para ver a despedida de Bento XVI.

Limpeza na Cúria

Força e juventude também é o que espera Mancinelli Annibale, que estava passando próximo a Castel Gandolfo quando ouviu no rádio que o Papa estava chegando de helicóptero à cidade. “Decidi vir me despedir do Santo Padre”, diz.

Para este aposentado, a idade pesou na decisão de Bento XVI em deixar o cargo, mas “todos os escândalos de luta pelo poder e de corrupção dentro do Vaticano também tiveram um papel fundamental nesta decisão” diz Annibale. “O próximo papa deve ter muito poder, ser firme e forte para limpar a Cúria”, afirma.  

“Todos os escândalos de luta de poder e corrupção dentro do Vaticano também tiveram um papel fundamental para a decisão do Santo Padre”, acredita Annibale, que ao tentar definir o significado do Pontífice para os italianos, cai no choro e pede, com um sorriso no rosto, que a reportagem encerre a entrevista.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade