Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Conheça o restaurante e o prato preferidos do cardeal Joseph Ratzinger

9 fev 2013 - 19h27
(atualizado em 9/9/2013 às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fettuccine Porto Vieste, durante 15 anos o prato preferido do Papa Bento XVI nos seus tempos de cardeal</p>
Fettuccine Porto Vieste, durante 15 anos o prato preferido do Papa Bento XVI nos seus tempos de cardeal
Foto: Mario Camara / Especial para Terra

Durante 15 anos, Joseph Ratzinger sentou-se à mesa do Venerina para deliciar-se com um generoso prato de Fettuccine Porto Vieste. O prato de massa comprida e achatada, que leva camarão, abobrinha e creme de leite, era o preferido de Sua Santidade quando almoçava ou jantava no restaurante.

Quem garante é a própria Venerina, que há 21 anos abriu o local, no número 38 da Borgo Pio, a  300 metros da Praça de São Pedro. Era ela quem preparava e servia os pratos ao então cardeal Ratzinger, quando este ocupava o poderoso cargo de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o antigo tribunal da Inquisição da Igreja Católica.

“O Papa é uma pessoa muito boa, preservada e afetuosa”, conta esta típica mamma italiana, em entrevista ao Terra. O lado conservador e austero do futuro Papa, no entanto, já era visível. Venerina garante que Ratzinger nunca incorreu no pecado da gula. “Ele comia apenas um prato por refeição”, conta a proprietária do restaurante.

Sala exclusiva

A primeira vista, o Venerina é uma cantina italiana como tantas outras espalhadas pela Itália e pelo mundo: decoração é simples, paredes pintadas em tons pastéis e arranjos florais de plástico sobre as mesas. Mas engana-se quem acredita que o local seja tão mundano quanto parece.

A proximidade do Vaticano e a qualidade de sua mesa sempre atraíram ao Venerina os membros do primeiro escalão da Cúria Romana - entidade que administra e governa a Igreja Católica. O tratamento especial que a proprietária dispensa igualmente entre glutões e gourmets certamente é um fator importante.

Para garantir a tranquilidade dos mais altos representantes de Cristo na Terra, o restaurante reserva uma sala exclusivamente para os membros da Cúria. O ambiente tem uma decoração diferente, mais sóbria e pretensamente elegante. Era ali que o cardeal Joseph Ratzinger se sentava.

“Ele sempre foi uma pessoa muito boa, preservada e afetuosa”, conta a proprietária. Além das qualidades como pessoa, o cardeal Ratzinger também era “um bom cliente, tratava bem os funcionários do restaurante e deixava gorjeta após as refeições”, conta Venerina.

Defesa e aposta

Quando perguntada se acredita que os escândalos do Vaticano foram o principal motivo para a renúncia do pontífice, a italiana defende Bento XVI.

“Os escândalos já existiam muito antes do Papa ascender ao trono. Quando vieram à tona, ele se viu só. Mas todos já conheciam a história”, diz. “Como ele é um homem responsável e inteligente, entendeu que não podia levar seu pontificado adiante”.

Assim como Celestino V - último papa a renunciar antes de Bento XVI -, Venerina é originária da região de Molise, centro-sul da Itália. Ela torce para que um de seus compatriotas ocupe a vaga que será aberta com a aposentadoria de Bento XVI.

Entre os clientes que gostaria de ver no trono de São Pedro, Venerina tem uma queda especial pelos cardeais Mauro Piacenza e Gianfranco Ravasi - este último apontado por especialistas como papável. Mas a mamma diz que Dom Odilo Scherer, cardeal-arcebisbo de São Paulo e outro dos comensais que sentam-se à mesa de seu restaurante, também daria um bom Papa.

Receita Fettuccine Porto Vieste

Ingredientes (para 4 pessoas)

400 gr de Fettuccine

100 gr de abobrinha 

¼ de uma cebola média.

1 colher de sopa de azeite de oliva

200 gr de camarão miúdo sem cabeça e sem casca

1 colher de sopa de açafrão

2 colheres de sopa de conhaque

200 gr de creme de leite

Preparo

Molho:

- Corte bem a cebola

- Corte a abobrinha em pedaços finos e diagonais

- Em uma frigideira, esquente o azeite de oliva e refogue a cebola e a abobrinha por cerca de dois minutos, em fogo bem alto

- Adicione o camarão e deixe fritar por um minuto

- Acrescente o conhaque, deixe o álcool evaporar, e adicione o creme e açafrão

- Deixe tudo cozinhar por mais dois minutos

Massa:

- Em uma panela funda, salgue e ferva a água

- Adicione a massa e deixe cozinhar segundo o tempo indicado pelo fabricante

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade