Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Alunos da PUC-SP ironizam “derrota” de d. Odilo na eleição do papado

14 mar 2013 - 12h27
(atualizado às 13h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um dos favoritos durante o conclave que elegeu o novo Papa, o cardeal Odilo Scherer e grão-chanceler da PUC-SP foi alvo da ironia de internautas</p>
Um dos favoritos durante o conclave que elegeu o novo Papa, o cardeal Odilo Scherer e grão-chanceler da PUC-SP foi alvo da ironia de internautas
Foto: Facebook / Reprodução

Em uma referência à eleição que definiu o reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), circula desde a quarta-feira nas redes sociais uma imagem que mostra o cardeal e grão-chanceler da PUC, d. Odilo Scherer, “chateado” com a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa da Igreja Católica.

888 Na montagem, a foto de Odilo Scherer aparece acompanhado de uma frase que ironiza a “derrota” do brasileiro no conclave. “Bomba: dom Odilo é o primeiro colocado na votação do novo papa, mas o terceiro colocado é nomeado. #chatiado”.

A mensagem faz referência à polêmica eleição que culminou com a nomeação de Anna Cintra como nova reitora da Universidade, em novembro de 2012. Apesar de ter sido apenas a terceira colocada na eleição, Cintra foi nomeada por d. Odilo para o cargo, já que segundo o estatuto da universidade, o grão-chanceler é a instância de deliberação máxima, com poderes para revogar a nomeação do reitor eleito. 

No dia 28 daquele mês, o Conselho Universitário (Consun) aprovou um documento que pretendia suspender a posse de Anna Cintra após estudantes questionarem a atitude do cardeal, porém dom Odilo julgou nula de pleno direito a decisão do Conselho e confirmou a nomeação da professora.

A despeito da brincadeira, o número de votos que o cardeal brasileiro recebeu durante o conclave não foi divulgado, e não se sabe em que colocação ele teria ficado na votação que elegeu o Sumo-Pontífice.

No site oficial da Universidade, a reitoria parabenizou Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, pela eleição. “A reitoria da PUC-SP compartilha a alegria de todos os católicos do mundo pela escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como o novo sumo pontífice. A eleição de Francisco renova nossa esperança, e confiantes no futuro da Igreja Católica desejamos ao papa um pontificado auspicioso, pleno de realizações e de felicidade”, diz a mensagem. 888

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade