PUBLICIDADE

Europa

Reino Unido apresentará resolução na ONU para proteger civis sírios

28 ago 2013 - 06h58
(atualizado às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido apresentará nesta quarta-feira um projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU que "condena o ataque químico" de 21 de agosto na Síria e "autoriza as medidas necessárias para proteger os civis", anunciou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Sempre afirmamos que queríamos que o Conselho de Segurança da ONU estivesse à altura de suas responsabilidades. Hoje, temos a oportunidade de fazer isto. O Reino Unido redigiu uma resolução que condena o ataque com armas químicas de (presidente sírio Bashar al) Assad e autoriza as medidas necessárias para proteger os civiles", afirma Cameron em sua conta no Twitter.

A resolução será apresentada durante a reunião dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança prevista para esta quarta-feira em Nova York. Ela "autorizará todas as medidas necessárias em virtude do capítulo VII da Carta da ONU para proteger os civis das armas químicas na Síria", destacou o gabinete de Cameron. O capítulo VII está consagrado a qualquer "ação em caso de ameaças à paz, transgressão da paz ou atos de agressão".

O primeiro-ministro britânico defendeu na terça-feira uma intervenção militar limitada para "dissuadir o uso de armas químicas".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade