PUBLICIDADE

Europa

Refugiado de foto que viralizou é abrigado na Alemanha

Laith Majid, a esposa e seus quatro filhos escolheram ficar em Berlim e elogiaram Angela Merkel

8 set 2015 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem sírio, que foi fotografado chorando enquanto abraçava a família após todos terem chegado a salvo na ilha de Kos, na Grécia, conseguiu abrigo em Berlim, segundo informações do jornal The Guardian.

A família composta por Laith Majid, a esposa Nada Adel e os filhos Moustafa (18 anos), Ahmed (17), Taha (9) e Nour (7) viajou por duas semanas até chegar à Alemanha, de acordo com o jornal alemão Bild.

Siga Terra Notícias no Twitter

A página Europe says Oxi (Europa diz não, em tradução livre) postou uma foto da família sorridente, já em Berlim, e escreveu: “a imagem do pai chorando, agarrando seus filhos após sobreviverem a uma travessia mortal para chegarem à costa da Grécia tocou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo. Hoje ele chegou em segurança em Berlim e será capaz de construir um novo futuro para ele e sua família.”

Página publicou uma foto da família já em Berlim
Página publicou uma foto da família já em Berlim
Foto: Europe Says OXI / Facebook / Reprodução

A família deve ficar no distrito de Spandau, em um antigo quartel da polícia que atualmente acolhe centenas de refugiados.

Majid e a família fugiram do distrito sírio de Deir Ezzor, que sofre com a guerra civil desde 2011, para escapar da violência do Estado Islâmico. Eles pagaram US$6,500 (aproximadamente R$ 25 mil) para embarcarem em um frágil barco – com capacidade máxima para quatro pessoas, mas que carregava 12 – a caminho da Ilha da Kos.

Daniel Etter, o fotógrafo que tirou a foto para o New York Times, afirmou que “quando o barco desembarcou, um homem de meia idade saiu. Ele estava visivelmente tremendo e tinha dificuldades para andar. Quando todos os seus familiares finalmente chegaram em segurança à praia, ele e a esposa começaram a chorar, abraçando cada uma de suas crianças”.

O fotógrafo ajudou a família a chegar à principal cidade de Kos, onde refugiados são recebidos pelas autoridades gregas, mas acabou perdendo contato com eles posteriormente.

Nada Adel era professora de inglês na Síria e disse que 13 países ofereceram abrigo à família, mas eles decidiram permanecer na Alemanha: “Angela Merkel é muito boa. Ela é como uma mãe para nós”.

Merkel, chanceler alemã, afirmou que refugiados da Síria podem pedir asilo ao país, ao invés de tentaram entrar em outras nações da União Europeia.

A família síria disse que a filha mais nova, Nour, de sete anos, ainda tem pesadelos com a viagem. “Nunca mais entraremos no mar”, disse Majid ao jornal Bild. 

Hungria vive novo dia tenso com fluxo contínuo de refugiados:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade