PUBLICIDADE

Europa

Putin ordena retorno de tropas russas às bases após manobras

4 mar 2014 - 03h18
(atualizado às 06h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Putin assistiu nessa segunda-feira à fase final dos exercícios militares no polígono de Kirilovski, na região de Leningrado
Putin assistiu nessa segunda-feira à fase final dos exercícios militares no polígono de Kirilovski, na região de Leningrado
Foto: Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira que as tropas retornem para suas bases depois de um exercício militar surpresa no oeste e centro da Rússia, regiões próximas à Ucrânia, de acordo com informações da agência de notícias RT.

A ordem de Putin aconteceu depois de um relatório do Ministério da Defesa afirmando que os exercícios militares foram realizados com sucesso, disse o porta-voz do presidente, Dmitry Peskov.

Um total de 150 mil militares, 90 aviões, mais de 120 helicópteros, 80 blindados, 1.200 peças de artilharia e 80 navios participaram das manobras, as maiores feitas na Rússia desde o fim da União Soviética em 1991.

Putin assistiu nessa segunda-feira à fase final dos exercícios militares no polígono de Kirilovski, na região de Leningrado, no noroeste do país. Estava previsto, durante os exercícios, o lançamento de forças aerotransportadas na retaguarda "inimiga", o que foi cancelado pelas condições meteorológicas.

"Correto, não se deve correr riscos", disse o presidente russo, citado pela agência Interfax, após ser informado pelo comando militar sobre o cancelamento do desembarque aéreo.

Na quarta-feira de na semana passada, o Putin ordenou que as unidades militares no oeste e no centro de país entrassem em estado de alerta, inclusive em áreas próximas da Ucrânia, para verificar sua disposição de combate.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoygu, negou então que o surpreendente alerta emitido para essas unidades militares estivesse relacionado com a crise na Ucrânia.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/" data-cke-553-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/">veja o infográfico</a>

Com informações da EFE

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade