Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Procuradoria de Los Angeles planejou detenção de Polanski

27 set 2009 - 14h05
(atualizado às 18h10)
Compartilhar

A Procuradoria do condado Los Angeles, na Califórnia, planejou a detenção de Roman Polanski quando soube que o cineasta iria à Suíça para receber um prêmio, informou neste domingo o diário Los Angeles Times.

Polanski é preso por crime de pedofilia cometido em 77:

O diário citou uma porta-voz da Procuradoria, segundo a qual o órgão judicial enviou uma ordem provisória de detenção ao Departamento de Justiça, que o apresentou às autoridades suíças.

"Em pelo menos duas ocasiões anteriores o escritório da Procuradoria teve informações de que Polanski tinha planos de viagem a países com tratados de extradição com os EUA e preparou os trâmites para a detenção", disse a porta-voz.

"Mas, no final, aparentemente ele soube e não viajou", acrescentou.

Polanski foi detido no sábado, em Zurique, onde chegou para receber um prêmio do festival de cinema dessa cidade, devido a um caso pendente nos Estados Unidos.

O caso data de 1977, quando os pais de uma adolescente de 13 anos apresentaram um processo contra Polanski, acusado de drogar e estuprar a jovem modelo.

O cineasta se declarou culpado de "relações sexuais ilegais", por isso foi enviado à prisão em "avaliação" durante três meses, mas só passou 47 dias.

No final de 1978, no dia seguinte de uma reunião entre seus advogados e um juiz que tinha deixado entender que queria voltar a enviá-lo à prisão, Polanski, em liberdade sob fiança, pegou um avião para a Europa e nunca mais voltou a solo americano.

Vítima perdoou diretor

Em 2003, Samantha Geimer, a vítima de Polanski, deu entrevistas apoiando a indicação do cineasta ao prêmio de melhor diretor pelo trabalho em O pianista. "Acho que as pessoas querem que eu fique realmente brava com ele; honestamente, não me sinto assim. Acho ele um diretor realmente bom", disse.

Samantha falou sobre o episódio de violência em outras ocasiões. Em 1977, o cineasta pediu à mãe da garota para fotografar Samantha para a revista francesa Vogue. "Tudo ia bem, até que ele me pediu para trocar de roupa na frente dele", afirmou. Segundo a vítima, o diretor abusou dela após dar-lhe uma combinação de champanhe e drogas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra