Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Presidente da Comunidade Autônoma de Madri renuncia

17 set 2012 - 10h39
(atualizado às 10h43)
Compartilhar

A presidente da Comunidade Autônoma de Madri e deputada regional, Esperanza Aguirre, anunciou nesta segunda-feira sua renúncia aos dois cargos. "É uma decisão dura, duríssima", disse a política, que também é uma das principais dirigentes do Partido Popular (PP) - liderado pelo presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy.

Esperanza afirmou que sua decisão se deve "a eventos pessoais", entre eles sua recente luta contra um câncer de mama e seu convencimento de que este "é o momento adequado". No entanto, a política conservadora declarou que está "supostamente curada" dessa doença, e deu a entender que embora esse fator tenha influído, não foi a única causa de sua renúncia, que foi informada hoje a Rajoy.

O cargo de presidente da Comunidade Autônoma - que tem semelhanças com o de governador no Brasil - será ocupado interinamente por Ignacio González, que era o vice.

Esperanza Aguirre ressaltou acreditar que ele está capacitado e tem a experiência necessária para "assumir a presidência", e destacou seu conhecimento da administração regional à qual esteve ligado nos últimos anos.

Uma das principais dirigentes do Partido Popular, ela também afirmou que sua renúncia representa sua saída da primeira linha da política, mas garantiu que continuará em atividade em segundo plano, e que essa decisão "não tem volta".

Emocionada, Esperanza disse que deixa os cargos com a impressão de que seu partido realizou um grande projeto e para dedicar mais tempo à sua família.

Ignacio González assumirá a presidência interina do governo regional madrilenho até que a Assembleia de Madri - na qual o PP tem maioria - eleja o novo titular nas próximas semanas.

Esperanza Aguirre foi a terceira presidente autônoma da comunidade Autônoma de Madri, depois do socialista Joaquín Leguina (1983-1995) e de seu companheiro de partido Alberto Ruiz-Gallardón (1995-2003), atualmente ministro da Justiça no governo de Mariano Rajoy.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra