Premiê britânico discutirá acusações de pedofilia no governo
Mais de cem documentos sobre supostos abusos sexuais cometidos por vários deputados nas décadas de 1970 e 1980 desapareceram
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu nesta segunda-feira esclarecer as acusações de pedofilia a políticos e o desaparecimento de documentos incriminando vários parlamentares.
"Estou decidido a estabelecer a verdade após as acusações de abusos sexuais e aprender as lições de casos recentes", escreveu Cameron no Twitter.
Nesta segunda-feira, a ministra do Interior, Theresa May, explicará no Parlamento o que está fazendo para esclarecer o desaparecimento de 114 documentos sobre supostos abusos sexuais cometidos por vários deputados nas décadas de 1970 e 1980.
Uma campanha pública exigindo uma investigação nacional independente lançada no domingo já reuniu 50.000 assinaturas.
"Temos que saber a verdade", declarou nesta segunda-feira o ministro das Finanças e figura do gabinete conservador, George Osborne.
"Temos que chegar até o fim para saber o que ocorreu em muitas de nossas instituições, inclusive no Parlamento".
Ao falar de casos recentes, Cameron parece se referir ao de Jimmy Savile, o famoso apresentador da BBC, já falecido, que passeou tranquilamente como um predador por hospitais infantis abusando de centenas de meninos e meninas.
Em linha com este caso, a polícia realizou a Operação Ywetree, uma investigação sobre abusos infantis cometidos por personalidades conhecidas do entretenimento e da televisão que levou à condenação do astro televisivo Rolf Harris nesta semana e do publicitário Max Clifford em maio.
O ministério do Interior afirmou no domingo que os 114 arquivos que incriminam políticos foram "supostamente destruídos, perdidos ou não foram encontrados".
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.