PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento da UE apoia próxima fase de negociação do Brexit

13 dez 2017 - 15h06
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento Europeu pediu aos líderes da União Europeia nesta quarta-feira que permitam que comece a próxima fase de negociação sobre a saída britânica do bloco, apoiando uma moção que reconheceu que as conversas renderam progresso suficiente.

No início desta quarta-feira, o negociador-chefe da UE disse a parlamentares que o Reino Unido não pode renegar compromissos assumidos para fazer com que as conversas com a UE passem para discussões sobre o relacionamento comercial futuro entre as duas partes.    

Foto: Getty Images

É quase certo que na sexta-feira os líderes do bloco julgarão que houve "progresso suficiente" nas tratativas sobre os direitos dos cidadãos, da conta da desfiliação britânica e da fronteira irlandesa para que as negociações sigam para a fase seguinte. Na semana passada o órgão Executivo da UE recomendou que os líderes aprovem o início de tratativas comerciais.

O Parlamento Europeu terá que aprovar qualquer acordo sobre o Brexit, como é conhecida a saída britânica da UE, mas a moção desta quarta-feira não tem caráter obrigatório.

Em Bruxelas, houve quem considerasse que o acordo apresentado em um relatório conjunto na sexta-feira passada foi minado pelo comentário do ministro britânico para o Brexit, David Davis, de que se tratava mais de um "comunicado de intenção" do que de uma medida obrigatória. Mais tarde o ministro do Brexit disse desejar que o pacto se traduza rapidamente em um texto legal.

"Não aceitaremos qualquer recuo neste relatório conjunto. Este progresso foi acertado e se traduzirá rapidamente em um acordo de retirada que é legalmente obrigatório em todas as três áreas e em algumas outras que ainda resta negociar", disse o negociador da UE, Michel Barnier, a parlamentares do bloco.

Barnier disse que muitos outros passos são necessários para garantir uma saída ordeira do Reino Unido do bloco.

"Não estamos no fim do caminho, nem quanto aos direitos dos cidadãos nem quanto às outras questões de uma retirada ordeira. Continuamos vigilantes", disse.

Reino Unido e UE chegam a acordo para avançar Brexit:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade