PUBLICIDADE

Europa

Para Merkel, euro representa um "projeto de paz conjunta"

12 out 2012 - 07h39
(atualizado às 09h45)
Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, qualificou hoje de "decisão maravilhosa" a concessão do Prêmio Nobel da Paz à União Europeia (UE), destacando seu caráter de "impulso ao euro", como ideia que vai além da mera "união monetária".

A chanceler alemã qualificou de "decisão maravilhosa" a concessão do Prêmio Nobel da Paz à União Europeia
A chanceler alemã qualificou de "decisão maravilhosa" a concessão do Prêmio Nobel da Paz à União Europeia
Foto: AP

Saiba quem foram os ganhadores do Nobel da Paz desde 1990

Confira 10 curiosidades sobre o Prêmio Nobel da Paz

"A UE foi construída sobre as cinzas de duas guerras e o prêmio representa para mim, pessoalmente, um notável impulso nos esforços comuns para o projeto europeu", declarou o Nobel. A chanceler disse que repetiu "em muitas ocasiões que o euro é mais do que uma moeda", sobretudo após a explosão da crise da dívida na eurozona, e pediu para "não se esquecer nunca de que no fundo a divisa comum representa um projeto de paz conjunta".

Além disso, a chefe do Governo alemão lembrou que no 50º aniversário da assinatura do Tratado de Roma se ressaltou que os países-membros da UE estão unidos "para sua própria sorte" e que a concessão do Nobel testifica isso.

Em comunicado, o ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, expressou seu orgulho e satisfação com o Nobel da Paz à UE e qualificou a integração europeia como "o mas bem-sucedido projeto pela paz da história". "Sobre as ruínas de duas terríveis guerras mundiais cresceu a paz e a liberdade, os inimigos acérrimos se transformaram em bons amigos e aliados inseparáveis", expressou Westerwelle.

O Comitê Nobel da Noruega anunciou hoje o prêmio à UE e o justificou com suas conquistas para "o avanço da paz e da reconciliação" na Europa, assim como para o estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no velho continente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade