PUBLICIDADE

Europa

Papa critica 'cultura da destruição' do homem moderno

"O homem acha que é Deus, que é um rei, mas é uma indústria da destruição", afirmou Francisco

1 nov 2014 - 19h30
Compartilhar
Exibir comentários
<p class="text">Pont&iacute;fice celebrou a homilia de Todos os Santos&nbsp;no Verano, o maior cemit&eacute;rio romano, como j&aacute; havia feito no ano passado</p>
Pontífice celebrou a homilia de Todos os Santos no Verano, o maior cemitério romano, como já havia feito no ano passado
Foto: Max Rossi / Reuters

O papa Francisco denunciou, neste sábado, a "cultura da destruição" do homem moderno que o leva a "devastar a vida, a cultura, os valores, a esperança".

"Somos capazes de devastar a Terra melhor do que os anjos. E é o que estamos fazendo (...) devastando a vida, as culturas, os valores, a esperança", afirmou o sumo pontífice em sua homilia de Todos os Santos.

O papa argentino celebrou a missa no Verano, o maior cemitério romano, como já havia feito no ano passado, pronunciando uma homilia improvisada. O pontífice invocou a ajuda de Deus "para deter essa louca corrida da destruição".

"O homem (...) acha que é Deus, que é um rei. Mas é uma indústria da destruição. É, inclusive, um sistema de vida que faz que as coisas não possam se ajustar (...) e vocês as exclui: excluem-se as crianças, as pessoas de idade, os jovens sem trabalho (...) os povos", lamentou.

Falando sobre o inverno que se aproxima no hemisfério norte, ele mencionou aqueles que vivem em áreas devastadas pela guerra. "Agora, começa o frio: esses pobres que têm de fugir de suas casas, seus povos, no deserto, para salvar suas vidas, e vivem em barracas de campanha. Têm frio e fome e precisam de medicamentos", continuou.

"É como se essas pessoas, essas crianças doentes e famintas não contassem, fossem de outra raça, não fossem humanos", insistiu Francisco, pedindo aos fiéis, nesse dia de Todos os Santos, que "pensem nesses santos ignorados".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade