PUBLICIDADE

Europa

Obama explica a Cameron as reformas na NSA que serão anunciadas hoje

17 jan 2014 - 03h36
(atualizado às 03h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou nessa quinta-feira em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, sobre o pacote de reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês) que será anunciado nesta sexta-feira como resposta à polêmica pelos programas de espionagem revelados por Edward Snowden.

Os dois líderes falaram sobre um amplo leque de assuntos da atualidade que são relativos às suas nações dentro do "diálogo intensivo" que EUA e Reino Unido mantêm "sobre esses temas, em todos os níveis", informou a Casa Branca em comunicado.

O telefonema aconteceu na véspera de uma reunião decisiva para Obama, já que nesta sexta-feira anunciará um pacote de reformas na NSA que, embora tímidas e ainda necessitem passar pelo aval do Congresso, favorecerão uma maior proteção da privacidade na espionagem contra alvos estrangeiros.

Ao falarem também sobre o conflito sírio, Obama e Cameron reafirmaram seu compromisso com a conferência de Genebra II, prevista para o próximo dia 22 de janeiro, e conversaram sobre a crescente crise humanitária nesse país.

Os dois líderes destacaram o progresso no desmantelamento do programa de armas químicas da Síria e o esforço da comunidade internacional para conseguir esse propósito. Além disso, conversaram sobre "o desafio para a segurança" que representam os grupos extremistas sírios e de toda a região.

Por outro lado, Obama ofereceu a Cameron seu apoio nos esforços do primeiro-ministro britânico para convencer os dirigentes de Afeganistão e Paquistão a darem passos concretos "para a paz e a estabilidade".

Por último, os dois líderes também discutiram sobre a situação na Irlanda do Norte e concordaram em que os partidos políticos "devem continuar avançando no processo de paz".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade