Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Mudança dos tempos: França vai dar destaque para vinhos sem álcool em um dos principais salões do mundo

O salão Wine Paris, que será realizado de 9 a 11 de fevereiro de 2026 no Parque de Exposições, em Paris, dará mais espaço aos vinhos e destilados sem álcool. Os organizadores anunciaram nesta terça-feira (18) que esperam um aumento na participação do evento, um dos mais importantes salões profissionais do setor do mundo.

18 nov 2025 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

Rodolphe Lameyse, diretor-geral da Vinexposium, uma das maiores organizações do setor vinícola do mundo, responsável pela realização do salão, informou que a edição de 2026 contará, pela primeira vez, com uma seção inteira chamada "Be No", dedicada aos vinhos e destilados sem álcool, reunindo 62 produtores em uma área de 600 m². "Wine Paris é a festa do vinho, seja com ou sem álcool", afirmou Lameyse. Outra seção semelhante do salão, dedicada aos destilados, já existe desde 2020 sob o nome "Be Spirits".

Diante da queda no consumo de vinho, Lameyse apresentou as bebidas sem álcool como "uma das saídas para essa crise". A avaliação é compartilhada por Coralie Boüard, viticultora e proprietária do Château du Clos de Boüard, que decidiu produzir vinhos sem álcool.

"É um motor de crescimento, uma verdadeira lufada de ar fresco sem abrir mão do vinho tradicional", declarou durante a coletiva, acrescentando que decidiu "manter a palavra 'vinho' no rótulo".

Geração Z em busca de saúde e inclusão

"À mesa, consumimos menos para consumir melhor", observou o sommelier Laurent Derhé, eleito Melhor artesão da França na sua área. Ele acredita que a demanda por produtos no-low, como são chamados os vinhos sem álcool, se explica principalmente por preocupações com saúde.

Nos grandes estabelecimentos, Derhé constatou pela primeira vez este ano a inclusão de cartas de vinhos sem álcool e elogiou a evolução para atender clientes que se preocupam em "não excluir" quem não consome álcool.

"A geração Z busca inclusão e quer manter a consciência 100% durante uma refeição", sem abrir mão do prazer de degustar vinho, acrescenta Coralie Boüard. Segundo um barômetro Ifop para Vin & Société, publicado nesta terça-feira (18), 77% dos franceses afirmam beber vinho, contra 85% em 2019.

Com mais de 52 mil visitantes e 5.300 expositores em 2025, o salão Wine Paris deve receber este ano 6 mil expositores de 60 países, segundo informou a Vinexposium, durante a coletiva de imprensa.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade