Morre aos 87 anos o famoso espião soviético Gevork Vartanian
O ex-famoso espião e herói da União Soviética (URSS) Gevork Vartanian morreu na terça-feira aos 87 anos, indicou nesta quarta-feira o serviço de inteligência exterior russo (SVR).
Vartanian nasceu em Rostov on Don (sudoeste da Rússia) em 17 de fevereiro de 1924, e aos seis anos se mudou para o Irã, após uma convocação de seu pai, um agente soviético de origem armênia.
Já em 1940, aos 16 anos, dirigiu um grupo especial que procurava desmascarar agentes nazistas que operavam no Irã, segundo o SVR.
Em 1942, "Amir", pseudônimo de Vartanian, participou de um curso de formação dos serviços secretos britânicos em Teerã, destinado a agentes que planejavam ser implantados na URSS.
Em 1943 formou parte da equipe de segurança que protegeu o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o presidente americano Franklin D. Roosevelt e Stalin, principal dirigente soviético, durante a reunião que realizaram na capital do Irã para preparar o período posterior à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Vartanian operou em várias partes do mundo durante 30 anos, junto con sua esposa Goar, que também era agente soviética, informou o SVR.