PUBLICIDADE

Europa

Le Pen plagia fragmentos de discurso pronunciado por Fillon

2 mai 2017 - 08h21
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Marine Le Pen durante discurso em sua campanha pelo segundo turno das eleições francesas
Marine Le Pen durante discurso em sua campanha pelo segundo turno das eleições francesas
Foto: Reuters

A candidata ultradireitista às eleições presidenciais francesas, Marine Le Pen, plagiou em seu comício da segunda-feira vários fragmentos de um discurso pronunciado há duas semanas pelo então candidato da direita, François Fillon, e justificou o fato nesta terça-feira através de alguns de seus porta-vozes.

A conta no Twitter "Ridicule TV", vinculada a Fillon, foi responsável por revelar o plágio de várias passagens do discurso de 15 de abril em Le Puy-en-Velay do conservador, que ficou em terceiro nas eleições de 23 de abril.

Fillon tinha elogiado então a geografia de França e em particular suas "fronteiras terrestres: os Pireneus em primeiro lugar, que põem a França nesse imenso conjunto que é o mundo hispânico e latino; a fronteira dos Alpes com a Itália, nossa irmã e, além, com a Europa central balcânica e oriental".

O ex-candidato tinha afirmado que se no exterior se aprende francês, "às vezes a um alto preço na Argentina e na Polônia, há listas de espera para se inscrever na Aliança Francesa de Xangai, de Tóquio, de México e no Liceu francês de Rabat ou de Roma, se Paris é o primeiro destino turístico mundial é porque a França é algo a mais e muito mais que uma potência industrial, agrícola ou militar".

Tudo isso, e mais algumas passagens, foram repetidas ontem perante milhares de pessoas em Villepinte, nos arredores de Paris por Le Pen, no maior comício que tem programado até o segundo turno do próximo domingo.

O vice-presidente da Frente Nacional, Florian Philippot, justificou o plágio dizendo que "foi uma breve passagem de um discurso sobre França".

Veja também

Le Pen chama Macron de piromaníaco que se passa por bombeiro:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade