PUBLICIDADE

Europa

Hollande e Merkel pedem que Putin promova paz na Ucrânia

Kiev e líderes regionais do leste da Ucrânia já se reuniram em várias ocasiões, mas sem a presença de representantes dos rebeldes separatistas

22 jun 2014 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente russo também destacou "a necessidade da abertura imediata de um diálogo" entre as autoridades de Kiev e os insurgentes</p>
Presidente russo também destacou "a necessidade da abertura imediata de um diálogo" entre as autoridades de Kiev e os insurgentes
Foto: Reuters

François Hollande e Angela Merkel pediram neste domingo a Vladimir Putin para que promova as negociações na Ucrânia e apelaram todas as partes a cessarem as hostilidades, de acordo com um comunicado da presidência francesa emitido após uma conversa telefônica a três.

Três dias após uma primeira conversa, o presidente francês e a chanceler alemã "observaram a declaração do presidente russo após o anúncio de um cessar-fogo pelo presidente ucraniano" Poroshenko e pediram a Putin "para promover a retomada das negociações".

Kiev e líderes regionais do leste da Ucrânia já se reuniram em várias ocasiões, mas sem a presença de representantes dos rebeldes separatistas.

Putin indicou, por sua vez, disse que "apoia a decisão de Poroshenko de implementar um plano de solução pacífica" para a crise, mas alertou que a decisão deve se traduzir com "um verdadeiro cessar-fogo."

Embora Poroshenko tenha declarado na sexta-feira um cessar-fogo unilateral de uma semana, as tropas do governo continuam a combater neste fim de semana os insurgentes pró-russos, que rejeitam a decisão do presidente da Ucrânia.

O presidente russo também destacou "a necessidade da abertura imediata de um diálogo" entre as autoridades de Kiev e os insurgentes.

Poroshenko propôs neste domingo um diálogo com os rebeldes que não cometeram "assassinato ou tortura", como parte de um plano de paz abrangente no sentido de acabar com a insurgência separatista no leste.

Já Putin declarou neste domingo à televisão russa que "a coisa mais importante é chegar a um acordo político" e que "é importante que o diálogo entre as partes em conflito na Ucrânia seja baseado no plano de paz" proposto pelo presidente da Ucrânia.

Hollande e Merkel, que "apelaram todas as partes em conflito a cessar as hostilidades", também insistiram "na importância de garantir o controle total da fronteira russo-ucraniana, a fim de evitar a entrada de materiais e homens armados", segundo a presidência francesa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade