PUBLICIDADE

Europa

Futuro rei promete dedicar toda força para servir à Espanha

Felipe VI assumirá o reinado da Espanha em 18 de junho

4 jun 2014 - 07h58
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Felipe de Borbón ao lado do pai Juan Carlos, que abdicou do reinado em 2 de junho</p>
Felipe de Borbón ao lado do pai Juan Carlos, que abdicou do reinado em 2 de junho
Foto: AP

O futuro rei Felipe VI da Espanha prometeu nesta quarta-feira dedicar todas as forças servir o país, "uma comunidade social e política unida, em seu primeiro discurso após o anúncio na segunda-feira da abdicação de seu pai, Juan Carlos I.

"Permitam-me que respeite o procedimento parlamentar e me limite a reiterar publicamente meu empenho e convicção de dedicar todas as minhas forças, com esperança, com ilusão, à tarefa apaixonante de seguir servindo aos espanhóis", declarou o herdeiro, que deve ser proclamado novo monarca nas próximas semanas.

Felipe, de 46 anos, ainda Príncipe das Astúrias até que a abdicação do pai seja aprovada pelo Parlamento, fez a primeira referência a seu futuro durante a cerimônia entrega do prêmio Príncipe de Viana em Navarra.

"O dia de hoje tem um significado especial", reconheceu, visivelmente emocionado, diante de vários jornalistas, ao lado da esposa, a princesa Letizia, que será a primeira rainha da Espanha de origem plebeia.

Após a decisão de Juan Carlos de abdicar, o futuro rei Felipe VI prometeu servir a "Espanha, uma nação, uma comunidade social e política unida, diversa, que tem suas raízes em uma história milenar".

Em um conselho de ministros extraordinário, o governo espanhol aprovou na terça-feira uma lei orgânica que deverá ser aprovada por maioria absoluta nas duas Casas do Parlamento antes que a abdicação de Juan Carlos, de 76 anos, entre em vigor.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade