PUBLICIDADE

Europa

França prende seis acusados de se unir a jihadistas na Síria

Governo francês colocou em prática um plano antijihad para dissuadir os jovens de combater na Síria e evitar ações terroristas no território francês

13 mai 2014 - 09h28
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Membros do RAID (grupo de investigação da polpicia nacional francesa) saem de um edifício com um suspeito jihadista de ter viajado para a Síria, no bairro Meinau, de Estrasburgo, nesta terça-feira, 13 de maio</p>
Membros do RAID (grupo de investigação da polpicia nacional francesa) saem de um edifício com um suspeito jihadista de ter viajado para a Síria, no bairro Meinau, de Estrasburgo, nesta terça-feira, 13 de maio
Foto: AFP

Seis pessoas suspeitas de ter viajado à Síria para se unir aos jihadistas estavam nesta terça-feira em prisão preventiva após uma operação do serviço de contraespionagem na cidade de Estrasburgo, no leste da França.

A operação foi realizada pela unidade de intervenção de elite da polícia em um bairro do sul de Estrasburgo, perto da fronteira com a Alemanha.

Segundo testemunhos ouvidos pela AFP no local, dois jihadistas mortos na Síria procediam deste bairro e outros jovens da zona chegaram da Síria há cerca de um mês.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou a detenção e a prisão preventiva de seis pessoas.

É uma "nova demonstração da determinação total do governo a lutar com todas as suas forças contra o terrorismo e o recrutamento de jovens para o radicalismo violento", acrescentou o ministro à imprensa.

O governo do presidente francês François Hollande colocou em prática um plano antijihad para dissuadir os jovens de combater na Síria e evitar ações terroristas no território francês.

Na França foram abertos dezenas de procedimentos judiciais contra supostos jihadistas. Os serviços de inteligência temem que alguns deles cometam ações terroristas ao voltar da Síria.

Temem que surjam outros "Mohammed Merah", o franco-argelino de 23 anos que em 2012 assassinou a sangue frio três militares, além de três alunos e um professor judeus no sudoeste da França. Merah, que dizia ser membro da Al-Qaeda, morreu em uma operação da polícia em seu apartamento.

O plano governamental também prevê um número de telefone gratuito para denunciar as pessoas que planejam ir lutar na Síria, a privação de passaporte para os jihadistas e uma vigilância maior dos sites extremistas.

Em maio, a França estimava que 285 franceses lutavam na Síria.

Os jihadistas estrangeiros, principalmente europeus, costumam ser recrutados pelo Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), um grupo ultrarradical acusado de cometer atrocidades no norte da Síria.

Outrora aliados contra o regime do presidente sírio Bashar al-Assad, o EIIL e os rebeldes travam há meses uma guerra sem quartel.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade