PUBLICIDADE

Europa

Fiéis de mesquita são alvo de ataque com van em Londres

Premiê Theresa May diz que incidente, perto de mesquita no norte da cidade, é tratado como 'possível ataque terrorista'; homem que avançou sobre pedestres com van foi detido pelo público.

19 jun 2017 - 06h02
(atualizado às 07h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia isolou rua em Finsbury Park onde vários pedestres foram atropelados por van
Polícia isolou rua em Finsbury Park onde vários pedestres foram atropelados por van
Foto: BBC News Brasil

Um homem morreu e dez pessoas ficaram feridas depois que uma van avançou sobre fiéis nos arredores de uma mesquita no norte de Londres.

Por volta da 0h20 desta segunda-feira (20h20 de domingo em Brasília), o veículo subiu a calçada em frente a sede da ONG Muslim Welfare House, próxima à Mesquista de Finsbury Park. Havia muitas pessoas na rua que deixavam o templo, onde participaram das orações noturnas como parte do período de Ramadã, mês em que muçulmanos praticam o jejum.

Os feridos foram encaminhados a três hospitais da capital. O homem que morreu ainda não foi identificado.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que o incidente está sendo tratado como um "possível ataque terrorista".

Uma das testemunhas, Khalid Amin, contou à BBC que o veículo deliberadamente se dirigiu contra um grupo de muçulmanos na rua. "Ele estava gritando: 'Eu quero matar todos os muçulmanos'".

Finsbury Park
Finsbury Park
Foto: BBC News Brasil

Segundo a polícia, o motorista da van, um homem de 48 anos, está preso. Ele foi levado a um hospital, mas está sob custódia das forças de segurança.

Ele foi detido por pessoas que estavam na rua, aguardando a chegada da polícia.

Algumas testemunhas acreditam que mais pessoas estavam envolvidas no ataque, mas a polícia disse em um comunicado que não há outros suspeitos. Outras reclamaram da demora da polícia para chegar ao local do incidente - algumas disseram que foram 45 minutos de espera.

Finsbury Park
Finsbury Park
Foto: BBC News Brasil
Finsbury Park
Finsbury Park
Foto: BBC News Brasil

A primeira-ministra, Theresa May, descreveu o ocorrido como um "terrível incidente" e acrescentou: "Todos os meus pensamentos estão com os feridos, seus entes queridos e os serviços de emergência no local".

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, prometeu aumento do policiamento para comunidades, especialmente aquelas celebrando o Ramadã. Ele também pediu que pessoas permaneçam "calmas e atentas".

"Ainda não sabemos todos os detalhes, mas isto é claramente um ataque deliberado contra londrinos inocentes, muitos dos quais estavam terminando suas orações durante o mês sagrado do Ramadan", ele disse.

"Enquanto isto aparenta ser um ataque a uma comunidade específica, como os terríveis ataques em Manchester, Westminster e London Bridge, também é um atentado contra todos nossos valores compartilhados de tolerância, liberdade e respeito".

O secretário-geral do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha, Harun Khan, tuitou que a van "intencionalmente atropelou os fieis" e que ele estava "chocado e indignado".

Finsbury Park
Finsbury Park
Foto: BBC News Brasil

Em um comunicado, o conselho acrescentou que o incidente foi uma "manifestação violenta de islamofobia" e pediu mais segurança ao redor das mesquitas.

Esse é o quarto ataque nos últimos três meses no Reino Unido chamado de "atentado terrorista" pelas autoridades. O primeiro ocorreu em março, quando um homem avançou contra pedestres na ponte de Westminster, em Londres; na ocasião, cinco pessoas morreram.

O segundo incidente aconteceu em maio em Manchester, quando um homem-bomba se explodiu após o show da cantora pop americana, Ariana Grande, deixando 22 mortos; e o terceiro, este mês, foi o ataque na London Bridge, realizado por três homens armados com facas, que deixou sete mortos e 48 feridos.

Veja também

Imagens mostram carro sendo prensado entre caminhões no Trevo Cataratas :
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade