PUBLICIDADE

Europa

Em cerimônia do Dia D, Putin encontra Poroshenko pela 1ª vez

Líderes russo e ucraniano se disseram favoráveis ao fim do derramamento de sangue na Ucrânia durante breve conversa

6 jun 2014 - 10h15
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários
A chanceler alemã, o presidente eleito na Ucrânia e o presidente russo conversam durante encontro de líderes mundiais que participam das cerimônias do Dia D em Benouville, França, nesta sexta-feira
A chanceler alemã, o presidente eleito na Ucrânia e o presidente russo conversam durante encontro de líderes mundiais que participam das cerimônias do Dia D em Benouville, França, nesta sexta-feira
Foto: AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se nesta sexta-feira pela primeira vez com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, durante as comemorações do 70º aniversario do desembarque da Normandia, em 1944.

François Hollande "reuniu Putin e Poroshenko no castelo de Benouville", na Normandia, afirmou uma fonte da presidência francesa, que confirmou a presença da chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, no encontro.

"Durante uma breve discussão, Putin e Poroshenko se disseram favoráveis ao fim do derramamento de sangue no sudeste da Ucrânia", declarou o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, citado por agências de notícias russas.

Também se pronunciaram a favor do fim das "ações armadas de ambos os lados, tanto do lado das forças armadas ucranianas como daqueles partidários da federalização da Ucrânia", acrescentou.

Líderes mundiais de 19 Estados se reuniram nesta sexta-feira na Normandia para recordar o Desembarque das Forças Aliadas há 70 anos, com o confronto entre a Rússia e as potências ocidentais pela crise na Ucrânia como pano de fundo. 

Poroshenko, eleito em 25 de maio, tomará posse de seu cargo amanhã no parlamento de Kiev.

Uma fonte da equipe do presidente francês, François Hollande, afirmou que "nos próximos dias" serão debatidos os detalhes técnicos de um cessar-fogo na Ucrânia.

Merkel: Rússia deve assumir responsabilidade sobre Ucrânia

A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira ao presidente Vladimir Putin que a Rússia deve assumir sua parte de responsabilidade na resolução da crise da Ucrânia, segundo um comunicado publicado após a reunião dos dois governantes em Deauville.

"A chanceler expressou sua convicção de que, depois da eleição presidencial (na Ucrânia) internacionalmente reconhecida, devem trabalhar para alcançar uma estabilização da situação, em particular no leste do país. E a Rússia deve assumir nesta questão sua grande responsabilidade", afirma o comunicado.

Os dois estadistas se reuniram em um hotel da cidade de Deauville à margem das comemorações do 70º aniversário do Desembarque na Normandia, o Dia D na II Guerra Mundial.

Um porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência russa Interfax, afirmou que a reunião foi dedicada a "buscar uma solução para a crise ucraniana" e não a expressar "diferenças de opiniões.

Com informações da AFP e EFE. 

Dia D: O maior desembarque de todos os tempos Dia D: O maior desembarque de todos os tempos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade