PUBLICIDADE

Europa

Chanceleres russo e ucraniano se reúnem em Haia

A reunião começou no final da tarde, segundo uma fonte

24 mar 2014 - 15h51
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O chanceler russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa na sexta-feira, em Londres</p>
O chanceler russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa na sexta-feira, em Londres
Foto: Suzanne Plunkett / Reuters

O ministro interino das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Deshchytsia, e seu colega russo, Serguei Lavrov, se reuniram nesta segunda-feira em Haia à margem da cúpula de segurança nuclear (NSS), segundo a agência russa Ria Novosti.

"A pedido da delegação ucraniana, um encontro entre Lavrov e Dechtchitsa estava programado para acontecer à margem da cúpula", indicou a agência russa, citando uma fonte diplomática.

A reunião começou no final da tarde, segundo a fonte. "Espero me reunir com Serguei Lavrov para discutir como podemos resolver pacificamente o conflito", declarou Deshchytsia à imprensa pouco antes do encontro.

&amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;gt;

Trata-se da reunião bilateral de mais alto nível desde o início da crise há três semanas.

O primeiro-ministro ucraniano encontrou o colega russo em Haia nesta segunda-feira
O primeiro-ministro ucraniano encontrou o colega russo em Haia nesta segunda-feira
Foto: Reuters

"A posição do governo ucraniano é a de utilizar todos os meios pacíficos para resolver pacificamente este conflito. Mas não sabemos quais são os planos da Rússia, os do presidente (Vladimir) Putin", ressaltou Deshchytsia.

"É por isso que pedimos uma reunião com os russos. Queremos saber o que pensam sobre a Ucrânia. Queremos co-existir em paz com a Rússia", acrescentou.

"Como não conhecemos suas intenções, a possibilidade de uma intervenção militar é muito elevada", se "levarmos em consideração as informações de inteligência sobre a mobilização em massa das tropas" nas fronteiras com a Ucrânia, declarou o ministro.

Lavrov também deve se reunir com o secretário de Estado americano John Kerry à margem da reunião de Haia, que conta com a presença de 50 chefes de Estado e de Governo.

Os líderes do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) vão aproveitar a reunião em Haia para discutir a situação na Ucrânia.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crimeia/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade