PUBLICIDADE

Europa

Catedral planeja construir túmulo suntuoso para rei inglês Ricardo 3º

19 jul 2013 - 20h07
(atualizado às 20h10)
Compartilhar

Ricardo 3o, cujos restos mortais foram encontrados em um estacionamento, terá um enterro digno de um rei inglês depois que uma catedral se curvou à pressão da opinião pública que era contra o seu plano de colocá-lo num túmulo simples.

Na descoberta arqueológica mais importante da história inglesa recente, um esqueleto encontrado durante as escavações de um convento medieval no ano passado foi confirmado em fevereiro como sendo de Ricardo, encerrando um mistério de 500 anos sobre o seu lugar de descanso.

Ricardo, o último rei inglês a morrer no campo de batalha, será enterrado na Catedral de Leicester, na região central da Inglaterra, em linha com as orientações sobre enterrar corpos perto de onde eles são exumados.

A catedral estava relutante em construir um grande túmulo, mas recuou depois que cresceu a pressão para que fosse feito um local mais imponente para o seu enterro.

A diocese afirmou nesta sexta-feira que gastará 1 milhão de libras (1,5 milhão de dólares) na cerimônia do novo funeral e na construção do túmulo projetado pelos arquitetos van Heynigen e Haward.

"Estamos comprometidos com enterrar o rei Ricardo com honra e ouvimos atentamente as diferentes opiniões que foram expressas", disse o reitor da Catedral de Leicester, David Monteith.

"Queremos criar um espaço realmente maravilhoso na catedral para ele e os muitos milhares de pessoas que acreditamos que vão querer vir para visitar e prestar suas homenagens."

Ricardo foi morto enquanto lutava para manter sua coroa na Batalha de Bosworth Field, em 1485.

Philippa Langley, que liderou o projeto da Universidade de Leicester para localizar e exumar Ricardo, disse que a tumba proposta era exatamente o que o rei, o projeto e o país mereciam.

A Sociedade Ricardo 3o, que estava envolvida na escavação para encontrar a cova do rei, disse que havia ficado horrorizada com a proposta anterior de construir um túmulo simples para o monarca.

(Reportagem de Amritha John)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade