PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI obrigou Francisco a ser papa: "me deve obediência"

"Você me deve obediência", disse Ratzinger a Bergoglio em 2013

8 nov 2017 - 19h30
Compartilhar
Exibir comentários
Bento XVI, em visita a São Paulo em maio de 2007
Bento XVI, em visita a São Paulo em maio de 2007
Foto: Getty Images

Um livro lançado na Itália revelou que o então papa Bento XVI já previa a possibilidade de ser sucedido por Jorge Bergoglio como líder da Igreja Católica.

O volume se chama "L'altro Francesco" ("O outro Francisco"), da vaticanista Deborah Castellano Lubov, e explica a figura do Pontífice argentino a partir de relatos de parentes e amigos. Em determinado trecho, a irmã do Papa, María Elena Bergoglio, conta detalhes de sua viagem a Roma para participar do conclave que o elegeria como sucessor de Joseph Ratzinger.

"Ele pegou um voo para Roma em 26 de fevereiro, para assim estar presente na renúncia ao ministério (ocorrida no dia 28). Quando os cardeais fizeram uma fila em frente ao papa demissionário, Bento XVI disse a Jorge: 'Você me deve obediência. Se eleito, deverá aceitar'", revelou María Elena.

Então arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio não estava entre os favoritos para a sucessão de Ratzinger, mas foi o mais votado no conclave e se tornou o primeiro Pontífice latino-americano e jesuíta da história. 

Veja também:

Papa diz que um terrorista não pode ser chamado de mártir:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade